Dicas de Roteiro

24/10/2010

Dez Razões Para Amar Escrever

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 13:34
Tags: ,

Olá, o texto a seguir é só pra lembrar vocês porque é gostoso escrever (apenas alguns motivos, não todos, claro). O artigo de hoje foi escrito pela escritora freelancer de TV, rádio e cinema, Michelle Lipton, para o blog dela (Michelle Lipton):

love-for-writing

Ou pelo menos, dez razões pelas quais eu adoro escrever:

1. Você consegue aprender todos os tipos de coisas interessantes sobre diferentes assuntos. É como não ter de escolher uma carreira e ficar presa a ela, você pode tentar todas elas! Interessado em leis? Medicina? Prefere planejar um crime? Falar como um político? Voltar no tempo? O mundo é seu para aproveitar! Qualquer trabalho que você gostar, sem as partes chatas como exames ou papeladas ou pegar condução. Você pode ficar em casa de pijama e aprender tudo sobre ele a partir daí, como não gostar disso? Não aprecia nenhuma das carreiras do universo conhecido? Invente uma! Oras, invente o universo também, por que não?

2. Uma vez tendo escrito sobre as coisas interessantes que aprendeu, você pode compartilhá-las com as pessoas. Com sorte elas as acharão tão interessantes quanto você achou. Sabe quando você está lendo um livro muito interessante e não consegue evitar, você pára e lê em voz alta alguns trechos para alguém? E então ela diz para você calar a boca e ler em silêncio porque ela está tentando ler seu próprio livro e você está sendo irritante? Bem, é assim mesmo, sem todos os “shhhh” e o ser irritante! Ótimo!

3. Você pode desafogar seu peito. Frustrado? Zangado? Repleto de um sentimento de injustiça em ebulição? Você pode colocar isso no papel e parar de atravancar o seu cérebro, deixando-o livre para se concentrar em coisas importantes, como o que teremos para o café da manhã, ou como montar aquela estante estranha que você comprou na Ikea. [N.T.: Companhia de origem sueca especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo. A característica principal da IKEA é que seus produtos são criados para que sejam montados pelos próprios clientes.]

4. É duro. Ninguém pode realmente lhe ajudar quando você está preso num problema da história, a menos que eles possam rastejar para dentro do seu cérebro e saber tudo o que você já pensou. E se eles puderem fazer isso, eles são provavelmente os tipos de pessoas das quais você quer ficar longe, de qualquer maneira. Descobrir uma solução em seu próprio cérebro, sem nenhuma ajuda de ninguém, dá uma satisfação de matar, e lhe deixa com um grande sentimento de realização. Mesmo que ninguém mais entenda.

5. Você pode ter amigos imaginários e ninguém irá julgá-lo por isso. Muito.

6. Você pode fazer as pessoas rirem. O que é bom.

7. Se você faz as pessoas chorarem, elas lhe AGRADECEM por isso! Na verdade, quanto mais você faz alguém chorar, melhor opinião ela tem de você! É o mundo de pernas para o ar!

8. Você pode fazer isso em casa, de pijama. (Eu sei que já disse isso, mas vale a pena mencionar duas vezes, eu acho.)

9. Você pode começar com um pequenino cerne de uma idéia de história e cultivá-la e moldá-la e dar forma a ela em algo realmente legal. Eu ia dizer que é como plantar uma semente e fazer crescer um carvalho, mas não é bem assim, é? É mais tipo: fazer crescer uma árvore de carvalho a partir de uma semente, derrubá-la e, em seguida, transformá-la em uma bela mesa de jantar com um conjunto chique de cadeiras e talvez uma fruteira bonita para pôr em cima, ou alguns castiçais. Em uma fração do tempo! E sem toda aquela serragem infernal!

10. É de graça! E qualquer um pode fazê-lo! Tudo o que você precisa é da sua própria imaginação. E talvez de uma caneta e um papel, mas o que isso custa? Cerca de dez reais no máximo, se você não for exigente com isso. Idéias são de graça. Histórias são de graça. Palavras são de graça. E ainda assim, se pôr essas três coisas juntas na ordem correta, você pode fazer zilhões de reais! Bem, algumas pessoas podem. Talvez um dia possa ser nós!

É. Escrever é incrível.

Isso é tudo o que eu queria realmente dizer. Tenha um bom resto de dia.

i_love_writing_buttonBoa escrita hoje! 😀

Anúncios

6 Comentários

  1. É por tudo isso que eu AMO escrever! É difícil um texto de outra pessoa transparecer com tanta perfeição tudo o que penso…
    Muito bom!

    Comentário por spectromgm — 24/10/2010 @ 18:43

  2. Caramba, que mensagem legal, Valéria!

    Fiquei inspirada, realmente!

    Esse texto é para colocar num quadro e pendurar na parede, aliás, farei exatamente isso: irei imprimir e por enquanto, colocar no meu painel aqui no quarto e quando estiver desanimada irei ler esse lindo texto para o entusiasmo tomar conta de mim!

    Parabéns pela escolha! Excelente!

    Ah…antes que eu me esqueça, te aluguei de novo lá no Twitter. 😦

    Amiga, beijão!

    ALOHA!

    Comentário por Eve — 25/10/2010 @ 00:48

  3. Essas razões são a mais pura verdade! – AMO escrever e tenho certeza que estou no caminho certo. ;D

    Adorei, muito inspirador!

    Parabéns!

    😀

    Beijos!

    Comentário por Marcia F. — 25/10/2010 @ 13:31

  4. Olá, Milton, Eve e Marcia! 😀

    Fiquei muito feliz por terem gostado deste texto. Tenho certeza de que existem muitas outras razões pra gente amar a escrita, e é sempre importante a gente lembrar delas, principalmente nas horas de desânimo e desesperança. Que bom que acharam o texto inspirador!

    Um beijo grande pra todos vocês e obrigadão pelas mensagens! 😀
    Valéria Olivetti

    Comentário por valeriaolivetti — 26/10/2010 @ 09:19

  5. É isso.. eu sou escritora, ou melhor i´m screenwriter!!!! Love.. love.. love…
    obrigada pelo texto querida.

    Comentário por Ana CaTrin — 30/10/2010 @ 17:20

    • De nada, Ana, que bom que você gostou!! :mrgreen:

      Você é escritora e deve se orgulhar muito disso, já viu a definição de escritor no post com glossário? 😀 😉

      Um beijo grande, Ana!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 01/11/2010 @ 10:28


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: