Dicas de Roteiro

23/10/2010

Escrita Astuta Para a TV – Parte 9

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:02
Tags: , ,

Aqui está mais uma parte do livro de Alex Epstein, Crafty TV Writing, tirado do site Crafty Screenwriting:

television (3)

Capítulo 7: Entrando no Ramo

Arranjando um agente

Ok. Você escreveu dois ótimos roteiros de especulação, um policial, um baseado em personagens. Agora você precisa de um agente. Os agentes que representam escritores são chamados de agentes "literários"; você precisa de um agente literário que trabalhe em TV. Um agente que trabalhe em cinema não pode ajudar muito, nem pode um advogado. É quase impossível ser contratado para um programa sem um agente, a menos que você tenha algum meio de entrar pela porta dos fundos.

Entre todos os agentes, você precisa de alguém que esteja entusiasmado com você. Há uma troca de interesses envolvida em relação a quão alto é o nível de seu agente. Se ele for de nível muito baixo, não poderá colocar você em lugar nenhum. Se ele estiver em um nível muito elevado, mesmo se estiver entusiasmado com você, ele não poderá gastar com você o tanto de tempo que a sua carreira necessita. Ele tem clientes mais valiosos que não precisam vender, apenas têm de escolher entre as ofertas e negociar por eles. Você não quer o agente mais quente que puder conseguir que pelo menos retorne as suas ligações. Se tudo o que estiver fazendo é retornar as suas chamadas, ele não está ralando à procura de trabalho para você.

Literary Agent 2

“Escreva. Não telefone.”

Para dizer o quão eficiente é o seu agente, procure o nome dele e o nome de sua agência em edições anteriores da Variety e do The Hollywood Reporter. Elas estão disponíveis online,  e muitas vezes você pode conseguir uma oferta para experimentar alguns dias grátis, que irá lhe servir tempo suficiente para lhe dizer o que você precisa. As grandes agências – CAA, ICM, Endeavor, UTA, William Morris – vão aparecer muito. As menos conhecidas, tais como Gersh ou Innovative, vão aparecer aqui e ali. Se você não conseguir encontrar quaisquer referências a um agente ou agência, eles provavelmente não têm muita influência.

Além disso, considere o quão bem-sucedidos eles parecem ser. Um agente rico está, por definição, fazendo dinheiro para seus clientes. Se um agente responde o seu próprio telefone, isso não é bom. Se ele tem um assistente, já é melhor. Se você topa com uma recepcionista antes de chegar ao assistente, você está lidando com alguém que está fazendo bastante dinheiro para seus clientes a ponto de poder pagar alguns níveis de funcionários. Se o telefone de escritório do agente também é seu telefone de casa, considere a possibilidade de mudar para outro.

Localização significa alguma coisa. As principais agências estão, em sua maioria, em Beverly Hills. Alguns agentes estão em West Hollywood e Santa Monica, com uns poucos em Manhattan. Os agentes canadenses estão, em sua maioria, em Toronto. Se um agente trabalha em Tarzana, você tem motivo para duvidar. Um agente em San Francisco pode ter boas coisas a dizer sobre você, mas não pode ir a reuniões para dizê-las em pessoa.

Se tiver uma escolha, você precisa de um agente com entusiasmo e influência, mas o entusiasmo é mais importante. Entusiasmo – a fé em você, a ganância com a perspectiva de todos os dólares que eles podem fazer com você, a verdadeira paixão pelo seu talento – é o que as pessoas com quem eles estão falando ao telefone ouvirão. Um agente não pode dizer: "Este é o melhor escritor que eu tive em anos" sobre mais do que alguns clientes por vez.

Se você tiver de escolher entre dois agentes, considere a seguinte fórmula:

entusiasmo x entusiasmo x influência

Um agente realmente entusiasmado de uma agência de nível médio é melhor do que um agente levemente interessado da CAA. Mas qualquer agente da CAA é melhor do que um agente realmente entusiasmado de quem ninguém nunca ouviu falar.

Claro, você pode não ter uma escolha a fazer. Você pode ter apenas um agente que esteja seriamente interessado. Nesse caso, contanto que ele seja signatário do Writer’s Guild, qualquer agente é melhor do que nenhum agente.

Se ele não for signatário do Writer’s Guild, nem perca seu tempo. Qualquer agente que queira que você pague por críticas de roteiro, ou serviços de polimento de roteiro, não vale o seu tempo. Algumas agências legítimas, mas empobrecidas, vão querer que você pague pelas cópias do roteiro e/ou postagens de correio, mas as agências principais não esperam que você pague por coisa alguma. Na verdade, elas te levam para almoçar fora. Televisão é um bom negócio para um agente. Uma vez que ele lhe coloque em um programa, ele ganha 10% da sua renda nesse programa, enquanto você estiver no programa. Um acordo pode significar cinco anos de renda para um agente.

Literary Agent

– Você está imprimindo o seu próprio livro?

– Não, é a minha correspondência para os agentes!

A melhor maneira de arranjar um agente é através de uma recomendação de alguém do ramo, de preferência alguém com créditos. Então você pode dizer, por exemplo: "Darren Star, sugeriu que eu o contatasse." Se você tem amigos escritores, por exemplo, eles podem perguntar aos seus agentes quem mais está à procura de clientes. (Não é legal pedir para alguém apresentar o seu próprio agente. Se você assinar com o meu agente, ele vai gastar um bocado de seu precioso tempo para trabalhar para você ao invés de para mim, seu maldito.) Executivos de rede de televisão, pessoal de desenvolvimento e editores de história podem lhe contar quem está enviando amostras de escrita freelance de que eles gostam; esses são os agentes que estão escolhendo bons escritores e arranjando-lhes trabalho.

Se você está por fora do circuito, terá que ligar para as agências e descobrir quem pode estar à procura de novos clientes. O site do Writer’s Guild (www.wga.org) tem uma lista de agências. O Hollywood Representation Directory é mais caro (cerca de US$ 40), mas lista os agentes individuais de cada agência. Compre-o pela Amazon.com.

Descubra quem está na seção televisiva delas. Ligue para um dos agentes. Pergunte ao seu assistente que outro agente poderia estar à procura de clientes. Os assistentes estão todos procurando subir na hierarquia, e alguns assumem seus próprios clientes. Se for uma boa agência, isso pode valer a pena tentar, se você não puder conseguir um agente de verdade para si.

(Os agentes algumas vezes irão “lhe por no bolso”. Isso significa que eles estão representando você, mas a agência não está. Isso é melhor do que nada, mas se você não conseguir nada em seis meses, saia fora.)

A lista da WGA na verdade especifica quais agências aceitam roteiros "não solicitados", o que significa que elas estão abertas a consultas. Definitivamente, contate essas agências, mas tente as outras também. Todas as agências têm agentes subalternos que estão à procura de novos talentos quentes. O truque é descobrir quem são eles e certificar-se de que você não passe a impressão de estar totalmente por fora quando for falar com eles ou com seus assistentes.

Se você assinar com um agente, não se preocupe muito com o contrato. Os contratos das agências são regulados pelo Estado da Califórnia. Um agente não pode pegar mais do que 10%. Haverá uma cláusula declarando que se o seu agente não lhe conseguir uma oferta de boa-fé em qualquer período de quatro meses, você pode rescindir o contrato. Eu geralmente prefiro um contrato que possa ser encerrado dentro de um curto período de tempo – você nunca sabe quando um agente vai perder o interesse – mas no início de sua carreira, você raramente tem que se preocupar com um agente agarrado em você se você não está fazendo dinheiro.

Você não precisa de um advogado do ramo de entretenimento. Os acordos televisivos são padronizados; o seu agente deve ser capaz de lidar com o contrato básico. Ter o empresário certo pode ajudar, mas até que você tenha sucesso é improvável que seja capaz de atrair um empresário realmente bom.

without_literary_agent_criminal_366865

“EU NÃO VOU DIZER NADA SEM O MEU AGENTE LITERÁRIO!”

Boa escrita pra você hoje! 😀

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: