Dicas de Roteiro

23/07/2010

Uma Nova Abordagem Ao Feedback

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 22:02
Tags: , ,

Olá! Hoje estamos de volta com a continuação de nossa série escrita pelo roteirista Jacob Krueger, e tirada do blog dele, Write Your Screenplay.

feedback3

Como eu discuti nas duas partes anteriores desta série, a escrita é um processo altamente intuitivo. Quando as observações nos levam para longe da nossa ligação orgânica com os nossos roteiros, elas tendem a fazer mais mal do que bem, não importa o quão úteis possam parecer.

Quer você seja um escritor profissional ou esteja apenas pegando a caneta pela primeira vez, você vai ter que lidar com observações o tempo todo. Dos produtores, dos atores, dos diretores, de outros escritores, da família, dos amigos e até de si mesmo.

E adivinhe. Você vai precisar delas.

Uma Nova Abordagem Ao Feedback

Se você já fez um curso comigo, sabe que para ter sucesso como escritor, você deve aprender não só como dar feedback, mas também o modo de recebê-lo.

Os escritores necessitam desenvolver um filtro entre si mesmos e os "bons conselhos", permitindo que o material útil entre, e filtrando as idéias brilhantes que não vão ajudá-lo, antes que elas possam influenciar você de uma forma ou de outra.

O Primeiro Passo

Se você está fazendo observações para um outro escritor, ou revisando um projeto de sua própria escrita, o primeiro passo deste processo é livrar-se de seu desejo desesperado de "consertar" imediatamente o roteiro e, em vez disso se concentrar em comunicar a sua experiência, sem julgamentos ou conselhos.

Saber como dar e receber feedback não é vital apenas para descobrir a sua voz como escritor. É também uma valiosa ferramenta de comunicação consigo mesmo enquanto você avalia a sua própria escrita.

No artigo de amanhã, eu vou discutir os elementos de um feedback verdadeiramente útil, e as perguntas você pode se fazer para lhe ajudar a descobri-los.

Boa escrita para você hoje!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: