Dicas de Roteiro

21/07/2010

O Feedback Está Destruindo o Seu Trabalho?

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:13
Tags: , ,

Olá! Hoje temos mais um artigo do blog Write Your Screenplay, escrito pelo roteirista Jacob Krueger.

feedback

Quando terminei o meu primeiro roteiro, eu fiz o que qualquer roteirista que se preze faz. Eu o mandei para a minha mãe. Ela leu o roteiro e me ligou, explodindo de orgulho.

Por cerca de meia hora, a minha mãe discorreu poeticamente sobre todas as nuances do roteiro: a história, as imagens, as profundas qualidades metafóricas.

Ela tinha apenas uma pergunta. Apesar de tudo ter “funcionado”, ela estava um pouco confusa sobre o por quê dos personagens estarem dizendo certos diálogos entre si…

"EXT. RUA – DIA", por exemplo.

Foi quando eu percebi que estava em apuros.

Ela pensou que os cabeçalhos de cena eram diálogos que os personagens estavam falando uns aos outros.

E ela me amava tanto, que realmente gostou daquilo!

Observações Boas e Ruins

Por melhor que seja receber elogios (e às vezes até mesmo conselhos úteis) pelos nossos roteiros, temos que ser extremamente cuidadosos quanto a de quem recebemos feedback.

Muito poucas pessoas realmente sabem como escrever um roteiro que funcione. E embora eu goste de provocar a minha mãe, a verdade é que observações muito piores foram ditas por inúmeros professores de roteiro, executivos de desenvolvimento e bem-intencionados escritores profissionais.

Quer se trate de um grande produtor do momento ou de um amoroso membro da família, é bastante fácil para os escritores reconhecerem uma observação obviamente ruim.

As úteis é que são verdadeiramente perigosas.

Como Escritores, Precisamos Desesperadamente de Feedback Sobre o Nosso Trabalho

Mas quando os escritores tentam solucionar os roteiros uns dos outros, eles geralmente acabam fazendo mais mal do que bem.

Durante a próxima semana, eu estarei adicionando uma série de posts sobre como dar feedback, não apenas para outros escritores, mas também para si mesmo. Certifique-se de voltar para vê- los.

thumbs-up-down

Boa escrita hoje e até a próxima parte!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: