Dicas de Roteiro

19/07/2010

Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 8

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:23
Tags:

Eba! Hoje terminamos a nossa série com o artigo escrito por Richie Solomon e tirado do site Story Link. Ufa! Se você conseguir fazer um roteiro em dois meses seguindo este esquema, conta pra gente e diz o que achou da experiência! Diga o que funcionou ou não em cada semana! Eu também estou entrando nessa! :mrgreen:

calendario-adesivo

SEMANA OITO – PAPELADA

Brasil - O Filme

Brasil – O Filme, escrito por Terry Gilliam & Tom Stoppard & Charles McKeown

Bem, você conseguiu, a oitava e última semana. Com sorte, você recebeu algum feedback valioso dos seus leitores de confiança. Você talvez se juntou a um grupo de escritores ou iniciou o seu próprio. Cultive estas novas relações. Elas serão inestimáveis para o seu crescimento como escritor.

Agora percorra as suas notas de feedback, e faça quaisquer alterações necessárias ao seu roteiro. Faça mais algumas revisões seguindo as orientações para a reescrita e, então, faça mais uma revisão de polimento. Respire fundo de novo, e vamos mergulhar no resto da papelada.

Primeiro e mais importante, registre o seu roteiro. Você vai querer registrá-lo tanto com o Writers Guild of America (WGA) quanto com o Copyright Office dos EUA. Um equívoco comum entre os novos escritores é achar que registrar com o WGA é um ter registro de direitos autorais; não é.

Um registro do WGA apenas estabelece a data de criação do seu trabalho de uma maneira conveniente. Ele também lhe dá a opção de um empregado do WGA aparecer e depor em tribunal sobre a data do registro.

O registro do WGA dura cinco anos para o WGAw e dez anos para o WGAE. [N.T.: Writers Guild of America Oeste e Leste, respectivamente.] Você vai precisar renová-lo antes das datas de vencimento pagando a tarifa em vigor no momento, ou a sua inscrição será destruída.

O registro de direitos autorais [copyright] é um registro do governo [americano] e vai durar muito tempo depois de você, 70 anos após a morte do autor, para ser preciso. Leva mais tempo para o requerimento ser processado, mas você não pode nem mesmo abrir um processo por violação de direitos autorais sem ele.

Se você estiver com um orçamento limitado, arquive com o Escritório de Direitos Autorais. Se você tiver mais alguns dólares para gastar, arquive com o WGA também. Instruções, formulários e taxas podem ser encontrados em seus respectivos sites.

Uma outra papelada com que você pode querer trabalhar são todas as ferramentas de venda relacionadas ao seu roteiro. Estes são materiais extras que você irá usar para apresentar e tentar vender a sua história.

Eles incluem:

  • Loglines: A descrição de uma frase de sua história. Pense na sinopse do Guia de TV.
  • Sinopses: Um resumo dos principais pontos de sua história. Você vai querer escrever uma sinopse de uma página e um resumo ainda menor, de um parágrafo.
  • Argumentos: A sua história em um formato de parágrafos narrativos. Eles podem variar entre uma a 30 ou mais páginas, dependendo da sua finalidade.
  • Cartas de consulta [Query letters]: uma carta de vendas utilizada para atrair alguém para ler o seu roteiro. Normalmente, não mais do que meia-página de extensão.
  • Apresentações de vendas orais [Pitches]: Contar a sua história verbalmente para atrair alguém para ler o seu roteiro. Você deve trabalhar algumas apresentações diferentes, de durações variadas, dependendo do tempo que lhe é dado. Uma boa aposta seria a apresentação de 30 segundos, a de um minuto, a de cinco minutos, e a de 15 minutos.

Quando você tiver feito tudo isso, dê uma pequena pausa. Não longa demais, entretanto; afinal de contas, você pode ter um outro roteiro concluído até o final do próximo mês.

Desejo-lhe toda a sorte do mundo com o seu novo roteiro. Eu vou estar na vigia para o meu convite para a sua exibição de estréia.

Query Letter

– A minha carta de rejeição está toda manchada. Você acha que isso significa que a editora chorou enquanto ela estava lendo o meu romance?

– Ou gargalhou histericamente.

– Eu imagino que isso não seja um bom sinal, de qualquer modo.

Uma ótima escrita para você hoje! Inté! 😀

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: