Dicas de Roteiro

18/07/2010

Oito Semanas Para Um Roteiro – Parte 7

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:18
Tags: ,

Aqui vai a penúltima parte de nossa série, já estamos no finalzinho! Novamente lembramos que o artigo original foi escrito por Richie Solomon e tirado do site Story Link.

calendar

SEMANA SETE – FEEDBACK

The Blues Brothers

 Os Irmãos Cara-de-Pau 2000, escrito por Dan Aykroyd & John Landis

Sente-se e respire fundo. Você merece isso. Você chegou à semana da sorte sete. Você tem agora uma primeira versão polida. Para alguns, esta será a semana mais fácil de todas. Para a maioria, vai ser justamente o oposto. Esta é a semana em que vamos expor as nossas almas e deixar os outros lerem o nosso trabalho de amor.

Alguns de vocês podem pertencer a um grupo de escritores. Isso é ótimo. Você já tem um grupo de leitores de confiança. Para aqueles que não pertencem a um, vocês podem querer pesquisar para ver se há algum nas redondezas.

Muitas livrarias os hospedam. [N.T.: Nos Estados Unidos. Acredito que aqui no Brasil seja mais fácil você encontrar um grupo pela internet.] Você também deve verificar os seus classificados online locais, ou aqui mesmo no StoryLink para ver se algum grupo está chamando novos membros. Se não houver nenhum, inicie o seu próprio. Grupos de escritores podem ser um grande sistema de apoio para a sua carreira.

Até lá você deve fazer uma lista de cinco pessoas que conhece e em cujas opiniões você confia. Elas não devem ser pais, filhos, melhores amigos, cônjuges ou namorados. Essas podem não necessariamente lhe dar o feedback mais honesto, porque querem apoiar muito e incentivar você.

Isso provavelmente vai fazer você se sentir bem, mas não vai ajudá-lo a longo prazo. O que você precisa é de um feedback honesto, bom ou ruim, e você deve dizer isso a seus leitores logo de cara.

Uma vez que você tenha um grupo de leitores de confiança, peça que eles leiam o seu roteiro e lhe dêem as suas opiniões. Pode ser útil juntar todo mundo ao mesmo tempo para que suas opiniões possam alimentar umas às outras e levantar uma discussão aberta sobre o seu trabalho.

Não fique na defensiva em relação ao que eles têm a dizer. Eles estão dando suas opiniões sobre o seu roteiro. Não há opiniões certas ou erradas. Nem todo mundo vai gostar do que você escreveu. Isso não é pessoal.

Se você estiver recebendo vários comentários iguais em uma área em particular, examine-os mais de perto e veja onde você pode aperfeiçoá-los. Tenha em mente que essa é a sua história, por isso, se em seu coração você não concorda com alguém, não altere-o só para agradar aquele crítico. O sucesso ou o fracasso deve ser sempre em seus próprios termos.

Então, imprima algumas cópias e arranje algum feedback. Enquanto você espera, recompense a si mesmo pelo trabalho que você já fez. Vá comprar aquele DVD que você sempre quis ou vá ver aquele filme que você tinha adiado.

Na próxima semana, vamos mergulhar de cabeça de novo e cuidar da papelada extra.

dilbert_analise_critica

Boa escrita hoje e até o final da série!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: