Dicas de Roteiro

03/07/2010

Dicas Para Concursos de Roteiro

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:26
Tags: , ,

Olá! Sabe, a princípio eu achei que não tinha muita coisa sobre esse assunto, mas acabei encontrando muitos outros artigos bem interessantes que vou postar aqui num futuro próximo. O texto de hoje foi escrito por Steve Thompson, também para o site Associated Content.

sucesso_2

Muitos concursos de roteiros valem o seu peso em ouro, pois eles podem levar a contratos com agentes ou produtores. Claro, você precisa dar uma primeira impressão favorável, por isso aqui vão algumas dicas:

1 – Tenha o Seu Roteiro Editado

Concursos de roteiro tendem a ter taxas de inscrição mais altas do que outros tipos de concursos, portanto certifique-se de que vale a pena o preço que você tem que pagar para entrar. Se você tiver o seu roteiro editado por um profissional, você poderá estar certo de não ter deixado passar nenhum erro grave e as suas chances de vencer aumentarão muito. Um editor pode lhe dar sugestões para melhorar o manuscrito, bem como indicações de formato e diagramação. Apenas certifique-se que você escolheu um editor especializado em roteiros, de modo que o seu dinheiro seja bem gasto.

2 – Envie-o no Início do Concurso

Muitos concursos de roteiro têm diretrizes de inscrição rígidas que proporcionam uma pequena janela de tempo para o envio. Se você envia o seu roteiro logo, evita a possibilidade de esquecer por completo e, portanto, de perder o dinheiro do prêmio em potencial. Este também é um benefício se o concurso for baseado no feedback do leitor, tal como alguns concursos da Writer’s Digest. Por quanto mais tempo o seu roteiro tiver sido enviado, mais ele será visto e creditado para aprovação.

3 – Cuidado Com Piadas

De acordo com Gordy Hoffman, um renomado juiz de concurso de roteiro, um dos piores erros que um roteirista principiante pode fazer é começar a escrever piadas que não são engraçadas. Se você fizer uma tentativa de arrancar algumas piadas e falhar completamente, você praticamente perdeu as suas chances de vencer o concurso. Peça para alguém o ler antes, e se as piadas não provocarem muito riso, remova-as por completo do seu roteiro.

4 – Leia o Seu Roteiro em Voz Alta

Há praticamente um consenso geral na indústria do roteirismo de que o diálogo soa muito diferente quando lido em voz alta do que quando lido silenciosamente para si mesmo. Para evitar uma calamidade em potencial em relação ao seu concurso de escrita, leia o diálogo em voz alta ou peça para amigos e familiares para representarem-no para você. Você poderá descobrir que o diálogo está deficiente, o que dará início a uma mudança positiva.

5 – Corrija a Sua Ortografia

Muitos escritores acham que só porque eles estão escrevendo um roteiro e não um romance ou conto, que não precisam se preocupar com as pequenas coisas, como escrever as palavras com a ortografia correta. Este não é o caso, e o seu roteiro irá para o fundo da pilha se você tiver escrito errado três palavras na primeira página. Verifique a sua ortografia, gramática, pontuação e formatação antes de entrar em um concurso de roteiro.

6 – Corte a Descrição da Ação

Em alguns gêneros de escrita, mais é melhor, mas não quando for entrar em concursos de roteiro. Roteiros devem dar o mínimo possível de indicações, e a descrição dever ser concluída em pouquíssimas palavras. Se você tem mais de 15 centímetros de ação em cada página, você pode querer refazê-la até que possa dizer a mesma coisa de maneira mais concisa. Além disso, você pode deixar determinados aspectos do cenário – tal como a vestimenta – para os figurinistas e cenógrafos.

sucesso_1 Boa escrita para você hoje! Inté!

Anúncios

4 Comentários

  1. Muito bacana. Obrigado pelas dicas. Vou colocá-las em prática hoje mesmo. O cinema brasileiro agradece.

    Comentário por Gláucio Campos — 24/07/2010 @ 08:04

    • Olá, Gláucio! Seja muito bem-vindo! 😀

      Em primeiro lugar, não há de quê! Nossa, eu fico super feliz que este blog esteja sendo de alguma forma educativo e inspirador! Super feliz mesmo!
      Muito obrigada a você, Gláucio, pelo comentário!

      Um grande abraço, e volte sempre! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 24/07/2010 @ 10:03

  2. Parabéns!

    Estou ingressando agora no rol dos roteiristas e suas dicas são muito importantes. A propósito, você sabe onde encontro uma lista dos principais concursos de roteiros no Brasil?

    Abraço.

    Comentário por KILSON — 17/01/2011 @ 11:48

    • Olá, Kilson, seja bem-vindo! 😀

      Que bom que você esteja gostando das dicas, fico super feliz! :mrgreen:

      Você pode encontrar uma excelente lista no site do Fernando Marés de Souza, O Roteiro de Cinema: http://roteirodecinema.com.br/concursos.htm

      O legal é que ele sempre atualiza o site dele, então vale a pena visitar sempre.

      Um abração, Kilson, obrigada pela força, e volte sempre! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 18/01/2011 @ 09:48


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: