Dicas de Roteiro

29/06/2010

Os 15 Minutos Mágicos

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 17:06
Tags: , ,

Continuando o assunto do último post, traduzo hoje o post seguinte àquele, escrito por Rosanne Bane para o seu blog, The Bane of Your Resistance. Vamos a ele:

grande escritor

No meu último post, eu falei sobre como você pode avançar com sua escrita ao expandir a sua percepção de ‘tempo de escrever’ para a de Momento de Criação, que inclui não só a elaboração, revisão e edição, mas todas as outras coisas que um escritor precisa fazer para completar um projeto de escrita.

A melhor parte do Momento de Criação é que você se compromete com apenas 15 minutos por dia. Ou, se 15 minutos parecerem muita coisa para um compromisso, pratique por 10 minutos ou até 5 minutos. Você se compromete com uma quantidade de tempo que pareça tão pequena que você possa fazer aquilo e irá fazê-lo não importa o que mais tenha se passado nesse dia.

Lembre-se, o que você faz nesses 15 minutos é livre, contanto que você esteja fazendo algo para fazer avançar a sua escrita. Houve dias em que eu tive um pesado cronograma de ensino e treinamento, completei um projeto no prazo final, tive de fazer limpeza por causa de um cachorro doente, saí para um evento social e me senti acabada lá pelas 23:00, quando percebi que não tinha praticado o meu Momento de Criação ainda. Esses são os dias em que eu fiz pesquisa na internet – é impressionante o que você pode aprender sobre mulas ou destilarias (ambas aparecem no meu livro) em 15 minutos – ou sonhava com possibilidades do enredo.

Se eu tivesse que escrever por mais de 15 minutos nesses dias, eu gostaria de pensar que eu o faria, mas eu sei que é mais provável que eu simplesmente tivesse desistido e prometido a mim mesma que eu voltaria ao meu romance ‘em breve’. Antes de eu descobrir a magia de um compromisso de 15 minutos, eu dizia a mim mesma que eu não poderia escrever quando estivesse tão ocupada, que eu iria fazê-lo amanhã, quando eu tivesse mais tempo. Mas eu parecia nunca ter mais tempo no dia seguinte. Isso soa familiar?

Mas desde que comecei a me comprometer com apenas 15 minutos, eu consigo fazê-lo. Dia após dia, semana após semana, ano após ano. Eu me comprometo com 15 minutos de Momento de Criação por cinco dias por semana e eu recomendo a alunos e clientes a se comprometerem com o Momento de Criação por algo entre três a seis vezes por semana.

Os 15 minutos são mágicos porque eles não são intimidantes. Não são uma grande coisa. E porque não são uma grande coisa, você pode fazê-lo. Apenas 15 minutos, oras, por causa disso nem sequer vale a pena desencadear o Sistema Reticular Ativador [N.T.: Parte do Sistema Nervoso Central] e o sistema límbico. Antes que você perceba, você estará tão acostumado a essa coisa de 15 minutos, que você vai sempre infiltrar a sua escrita para além do radar da resistência. É por isso que esses 15 minutos fazem uma enorme diferença.

Apresentar-se por apenas 15 minutos por dia lhe dá impulso. A sua escrita está na sua mente e mesmo quando você não está conscientemente pensando nela, o seu inconsciente está trabalhando nisso. Fica mais fácil começar a escrever a cada dia, porque é revigorante. Quanto mais tempo você ficar longe de sua escrita, mais difícil é voltar.

Você começa o hábito de apresentar-se para a sua escrita e os hábitos de esperar muito tempo pela "auto-disciplina" e pela "força de vontade" terão se apagado. Você terá muito mais escrita feita em 15 minutos por dia, de 3 a 6 vezes por semana, do que jamais terá esperando pelo dia em que você tiver "todo o tempo de que precisar", porque esse dia nunca chegará.

Lembre-se, a chave é que o compromisso de tempo é tão pequeno, que você pode fazê-lo, não importa o quê. Se 15 minutos são muita coisa, transforme-os em 10. Se 10 minutos ainda são um pouco assustadores, transforme-os em 5. Eventualmente, você vai querer esticar os 5 minutos em 10, talvez em 15. Mas nunca se comprometa com mais do que 15 minutos.

Se você quiser continuar a escrever após os 15 minutos, vá em frente. Mas o compromisso nunca é de mais de 15 Minutos Mágicos.

Deixe-me saber como a mágica funciona para você.

relogio_da_vida

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

4 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Guilherme Ferreira, Valeria Olivetti. Valeria Olivetti said: Os 15 Minutos Mágicos: http://wp.me/pJ8ar-S8 […]

    Pingback por Tweets that mention Os 15 Minutos Mágicos « Dicas de Roteiro -- Topsy.com — 17/07/2010 @ 18:43

  2. Vou ter que começar a praticar isso! Adorei mesmo esse post, a dica é ótima!
    Há vezes nas quais fico por dias e dias sem escrever, “deixando para o outro dia”. Mas esse dia nunca chega, não é? Vamos empurrando e quando vemos já esquecemos totalmente do projeto!
    Como já disse, a dica é ótima, vou começar a colocá-la em prática.
    😉

    Comentário por spectromgm — 22/09/2010 @ 15:51

    • Olá, Milton, que bom vê-lo aqui de volta! 😀

      Sim, eu amei essa dica, eu tenho o mesmíssimo problema, e não somente em relação a roteiros! Quando a gente põe muita coisa na agenda, às vezes acaba fazendo as atividades mais fáceis e cômodas para nós (e escrever nunca é cômodo, isso mexe fundo com nossas emoções e nossa psique), e coisas importantíssimas, vitais para nossas vidas, acabam sendo adiadas, ficando acumuladas, e por aí vai. Eu gostei tanto desse post que eu escrevi um comentário no blog da autora, agradecendo! Raríssimas vezes eu faço isso em blogs americanos, pra ver como foi especial para mim!

      Bote em prática sim, que essa dica funciona pra valer, esses quinze minutos (ou 10, ou 5) fazem milagres! São mágicos mesmo! 😀

      Um beijão, Milton! Obrigada por sua mensagem de apoio, gostei muito! Até a próxima!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 22/09/2010 @ 16:11

  3. […] Mas é preciso dedicação e comprometimento para que eles funcionem. Para saber mais, clique aqui: Os 15 Minutos Mágicos (também do blog Dicas de Roteiro, que é uma ótima indicação para quem quer […]

    Pingback por Você é um escritor? Ah, então você… escreve? « Spectro – Um Sonho… — 04/11/2010 @ 16:17


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: