Dicas de Roteiro

28/06/2010

Honre o Momento de Criação Para Honrar o Processo Criativo

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:47
Tags: , ,

Para espantar um pouco essa preguiça danada que vem com o frio [Aah, *bocejooo* humm-nham-nham], aqui vai um texto motivacional escrito pela instrutora de criatividade e de escrita, palestrante e autora Rosanne Bane, para o blog dela, The Bane of Your Resistance. Acooorda, galeraaa!!

dormindo no trabalho

Em minha resposta a um comentário da Mary (que estava no meu curso de Resistência do Escritor), eu me referi a apresentar-se para o Momento de Criação (algo sobre o qual eu falei naquele curso), então esta provavelmente é uma boa hora para explicar o que eu quis dizer com Momento de Criação.

Quando eu instruo escritores e ensino os cursos de Hábito de Escrever e Resistência de Escrever, eu recomendo três práticas simples que podem ter um efeito profundo sobre a vida de um escritor: Processo, Auto-Precaução e Momento de Criação. 85 a 95% dos alunos e clientes que experimentam estas práticas relatam escreverem com mais frequência, sentirem-se melhores em relação à sua escrita, experimentarem menos resistência e sentirem-se mais satisfeitos quando eles seguem estes três hábitos.

Aqui está a parte sobre o Momento de Criação que dá a tantos alunos e clientes uma nova liberdade: contanto que você se apresente e torne-se disponível para a sua escrita e não faça nenhuma outra coisa – contanto que você não esteja arrumando a sua gaveta de meias, procurando por respostas na geladeira, jogando jogos de computador ou trabalhando em algum outro projeto – você honra o seu compromisso com o Momento de Criação.

Sem pressão. Sem exigências. Sem expectativas. Você não tem que produzir a prosa perfeita, você não tem que escrever um determinado número de palavras ou de páginas, você não precisa nem escrever nada.

Não importa o que você faz em seu Momento de Criação, contanto que seja algo que você precise fazer para a sua escrita. Não apenas você pode esboçar, revisar e editar, como pode:

  • Fazer pesquisas (sobre tópicos sobre os quais você esteja escrevendo, ou sobre publicação ou qualquer outra coisa que seja relevante para você como escritor)
  • Navegar despretensiosamente e incubar ideias.
  • Entrevistar os personagens e escrever esboços de personagens
  • Ler livros sobre escrita
  • Fazer exercícios de escrita ou tentar diferentes motivadores de escrita
  • Encontrar-se com o seu grupo de escrita
  • Fazer um curso de escrita
  • Navegar pela internet e ler as Notícias do Bizarro para ter ideias sobre as quais escrever (para garantir que esta não se torne uma forma de resistência, faça anotações sobre as ideias que você encontrar e defina um limite de tempo)
  • Pôr em dia os arquivos (isso está ligado à sua escrita, não às suas coisas pessoais ou outras profissionais)
  • Criar uma base de dados para acompanhar o que você já enviou e para quais editores e agentes
  • e assim por diante.

Você pode até se sentar com os seus pés sobre a mesa, olhando fixo para fora da janela ou para o local onde a parede se encontra com o teto, perguntando-se como diabos você vai levar o Personagem A para o Lugar B, ou organizar aquela confusão de material para aquele artigo ou ensaio, ou resolver qualquer outro dilema de escrita.

Se você se apresentar de forma consistente para o Momento de Criação, você vai avançar com o seu texto. E você vai avançar muito mais rápido do que você irá se pensar que deve ter os seus dedos no teclado todos os dias. Existem 6 etapas no processo criativo e em apenas uma dessas seis você estará produzindo e revisando palavras. O Momento de Criação é um modo de honrar todas as coisas que um escritor precisa fazer para percorrer todas as 6 etapas.

E a melhor parte de tudo é que você só tem que se apresentar para o Momento de Criação por 15 Minutos Mágicos. Mais sobre isso no meu próximo post.

O KAMA SUTRA DA LEITURA

Kamasutradaleitura Ilustração de Seymour Chwast para o livro de Steven Heller Design Humor. The Art of Graphic Wit

Amanhã eu traduzo a continuação. Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: