Dicas de Roteiro

23/06/2010

Escolhendo Um Ponto de Vista

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 15:33
Tags: , ,

O texto de hoje foi tirado do blog Write For Hollywood, e escrito por Yolanda Beasley:

angulo-perfeito03

Na maioria das vezes, é fácil descobrir como a sua história deve ser contada; você sabe qual é a história e a conta. Mas, às vezes, isso não é tão fácil. Se você se encontrar mudando o ponto de vista (PDV) [Em inglês, POV] no meio do seu roteiro, você deve se perguntar: "De quem é essa história?".

O que é um PDV? O ponto de vista informa o público de quem é a história. A história é, então, contada através de seus olhos. Todas as histórias são contadas de um dos três PDVs:

  1. Único – através dos olhos do personagem principal
  2. Plural – através dos olhos de muitos personagens
  3. Onisciente – através dos olhos do escritor

Se você tem um personagem principal evidente contando a história dele, esse é o PDV único. Um grupo de personagens, cada um deles levando uma vida separada, o PDV é plural. Uma única história contada através de diversos personagens, é o PDV onisciente. Exemplos rápidos de cada um:

  1. Único – Amnésia, Being Erica
  2. Plural – Picardias Estudantis, Barrados No Baile
  3. Onisciente – Curtindo a Vida Adoidado, Entourage

É importante permanecer com um ponto de vista durante todo o seu roteiro. Parece elementar, mas é surpreendente como muitas vezes isso é esquecido. Pode não estar evidente para o escritor que ele tenha mudado o PDV, ou pior, que nem sequer tenha um.

Por que que o PDV é importante? Porque, sem ele, o público não sabe de que lado está ou qual história está sendo contada. Mesmo em uma história com PDV onisciente ou plural, há sempre uma razão pela qual o escritor optou por seguir aquela perspectiva. Não ter um PDV sólido é como não ter nenhuma opinião sobre a sua própria história. Falar com alguém sem uma firme opinião é irritante porque você não tem idéia do que ele defende. Não somente isso, é algo que simplesmente confunde completamente.

angulo20 angulo5

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: