Dicas de Roteiro

22/06/2010

Videoclipe – Argumento de Oops!… I Did It Again – Britney Spears

Filed under: Direção,Roteiro,Som — valeriaolivetti @ 11:28
Tags: , , , ,

Como eu havia prometido, volto agora a traduzir mais um argumento de videoclipe escrito por Nigel Dick, e tirado do site dele. Este argumento diferencia-se dos outros porque é o único que ele publicou que possui diálogos. Vale a pena dar uma olhada:

BRITNEY SPEARS – Oops!… I Did It Again
Filme do Dick nº 396
Escrito em 15/03/2000

Preâmbulo

Este vídeo vai ser muito diferente para a Britney. É uma mistura de Janet Jackson, Metrópolis, Fellini, Capricórnio Um e surrealismo! Ele terá uma história simples acontecendo durante ele todo (Britney encontra um lindo aventureiro do espaço na superfície de Marte e dança, mexendo o popozão) e o resultado final será caloroso, alegre e enérgico. E contará com dança, dança, dança. Será uma LOUCURA em dobro!

APRESENTAÇÃO

A câmera faz uma panorâmica e passa por um monte de técnicos em uma sala de controle escura, feita de concreto; vapor e cabos podem ser vistos por toda parte. Topamos com um jovem controlador sentado em uma mesa de controle de aparência ‘irada’ – tubos com líquidos escorrendo cruzam a área do console, luzes piscam e brilham. O controlador espreita a tela hemisférica do monitor (pense em um aquário redondo de peixinho dourado, pela metade) (GAG nº 1), e escuta John, O Astronauta, falando com ele de um planeta distante. O controlador está comendo uma rosquinha e bebendo café numa caneca de papel para viagem.

Diálogo12

Nós vemos imagens de um escâner mostrando os pés de John, O Astronauta, chutando a poeira enquanto ele anda pela superfície do planeta (O escâner é uma pequena câmera de vídeo presa ao seu capacete, uma linha branca corre continuamente através da tela, conforme o sinal chega.) (GAG nº 2).

Diálogo13

Cortamos para uma visão do pé de John – O Astronauta que perturbou algo na poeira vermelha… Cortam os para o quadro geral do planeta, enquanto a mão de John – O Astronauta puxa do meio da poeira uma telha quebrada que tem uma imagem de Britney fundida nela.

Diálogo14

A superfície do planeta de repente começa a tremer. (GAG nº 3). A câmera desloca-se até a face de John – O Astronauta, conforme ele reage ao terremoto de Marte. De volta à Terra, a tela dos controladores começa a estalar – o sinal começa a cortar.

Diálogo15

Cortamos para o rosto de John – O Astronauta, conforme o tremor continua. Ouvimos uma risada distante – uma versão distorcida, transformada, de Britney rindo.

O terremoto pára. A voz de John – O Astronauta está cheia de assombro.

Diálogo16

A câmera se move em torno dele e desloca-se para trás por cima de seu ombro (GAG nº 4) …nós descobrimos que o terremoto revelou uma grande praça em Marte – e John – O Astronauta é apenas uma partícula no meio dela!

britney_spears

A MÚSICA COMEÇA…

….tudo é construído em tons de vermelho e esculpido nas rochas brutas de Marte. John – O Astronauta é ofuscado pelo cenário. A arquitetura desse lugar é simplesmente incrível.

A cifra distinta do teclado de Max Martin aumenta o drama. Ouvimos o gemido sutil de Britney no fundo, e cortamos para onde sentimos ela espreitar através de uma espessa cortina de laço vermelho, observando John – O Astronauta abaixo dela, sozinho na praça.

John – O Astronauta olha ao redor – ele sabe que algo está acontecendo. Correntes se desdobram e escadas descem lentamente, a partir do teto.

Uma grande lufada de vento dá a deixa junto com o efeito de som da faixa musical, quase tirando John – O Astronauta fora do chão. (GAG nº 4A). A faixa começa em grande estilo e John – O Astronauta olha para cima para ver quatro figuras masculinas saradas que subitamente apareceram no alto da estrutura. As quatro figuras bombeiam as alavancas de alguma máquina grande e indescritível, que solta um vapor vermelho e parece prover a praça de energia. Enquanto eles bombeiam, uma gaiola incrível desce do teto, contendo a forma inebriante de uma linda jovem mulher em um impressionante macacão vermelho, com a suas costas viradas para nós. (GAG nº 5). A imagem toda é realçada por uma madeixa de cabelo loiro. Quando a gaiola alcança o chão, a figura se vira – É a Britney.

Que entrada!

“I think I did it again / I made you believe we’re more than just friends…” [“Acho que fiz de novo / Eu te fiz acreditar que somos mais do que apenas amigos…”] A Britney salta para fora em frente ao John – O Astronauta… De repente, todo o cenário vem à vida. Há dançarinos marcianos aparecendo de todo lado, deslizando pelas correntes e voando para baixo em cordas, para se juntarem à Britney em frente de John – O Astronauta. Mas a Britney está na frente e no centro.

A Britney parece incrível enquanto canta e dança com sua equipe inteira. Atrás dela, os bonitões continuam a bombear as suas alavancas. A Britney continua a cantar e dançar com as pessoas dando saltos atrás dela, e conforme a câmera faz uma panorâmica para trás, distanciando-se da Britney, vemos que existem bailarinos dançando afastados, em primeiro plano.

Britney aborda John – O Astronauta e, num movimento estilo Matrix, voa por cima dele, agarra uma corrente pendurada no teto e prende o gancho da extremidade da corrente às costas do traje do John – O Astronauta. No alto, acima dela, os quatro bonitões puxam cordas e John flutua até o teto. (GAG nº 6).

Cortamos e encontramos a Britney esparramada em uma cama surreal em forma de sol, estilo marciano. A câmera desce do alto enquanto ela olha para cima e canta para John – O Astronauta, desamparadamente pendurado acima dela. (GAG nº 7). Em torno da cama-sol, os outros dançarinos estão espalhados e contorcendo-se como tentáculos do sol – é uma imagem visual deslumbrante.

Britney salta para fora da cama-sol, corre e começa a dar um salto como ela fez em Baby One More Time. Enquanto ela gira, cortamos para uma tomada de Britney girando e voando contra uma tela azul, antes dela pousar no meio da praça. (GAG nº 8 ). (Incluiremos a paisagem da praça marciana atrás dela, na tela azul).

Enquanto Britney pousa, John – O Astronauta foi baixado novamente. A Britney arranca fora o capacete dele e vemos que ele é um lindo homem jovem. Por um segundo, a cabeça dele se expande para o dobro do tamanho (efeito de vídeo) antes de se contrair e, enquanto ele entra em pânico e arfa procurando ar, de repente percebe que pode respirar, e não há nada com que se preocupar (GAG nº 9). A Britney sorri para John. John pega a mão dela e sorri de volta. Vemos um ângulo de Britney e John – O Astronauta que mostra a Terra e a Lua bem sobre os ombros deles (pós-efeito de vídeo).

Cortamos de volta para o Controle da Missão conforme a música fica mais lenta. O controlador inclina-se para um microfone em sua mesa, no qual ele fala:

Diálogo17

A partir do POV do controlador, vemos o diálogo que ocorre entre Britney e John – O Astronauta, quando John coloca um presente na mão de Britney.

Diálogo18Britney olha para o presente em sua mão.

 Diálogo19

John – O Astronauta vai embora, deixando Britney e seus dançarinos na Praça de Marte. Conforme a música entra em cena, ela começa a dançar novamente. Agora estamos em um espetáculo de dança plenamente desenvolvido. Os caras com suas alavancas no alto, a Britney e os dançarinos na praça embaixo, pessoas cuspindo fogo.

Finalmente, a Britney pisa de volta em sua gaiola. Ela olha para o céu com saudade e vê uma risca de fogo atravessando o céu, conforme John – O Astronauta deixa a órbita de Marte. Ela aperta o presente em sua mão e olha para o céu… “I’m not that innocent.” [“Eu não sou tão inocente.”]

A gaiola dela se eleva para o céu, rodeada por vapor. (GAG nº 10).

Fim.

© Nigel Dick, 2000

Uma nota do seu patrocinador: Antes de escrever este conceito, eu tive uma palavra com a Britney. Ela disse: “Eu quero um vídeo com um bonito astronauta em Marte, mas sem foguetes espaciais.” Eu respondi, “Mas o diálogo no meio não tem a ver com ‘Titanic’?”. A Britney respondeu: “Não se preocupe, você vai fazer isso dar certo.” As GAGs referem-se aos efeitos visuais que tínhamos planejado na pré-produção. Cada GAG tinha o seu próprio conjunto de storyboards e anotações sobre como iríamos executar o efeito.

Detalhe do vídeo da Britney:

Pergunta: Como a câmera caiu na cabeça da Britney durante a filmagem de Oops, I Did It Again?

Resposta: Ela não caiu. A caixa de matte (um pouco à frente da câmera) de fato caiu na cabeça dela de cerca de 1,5 metro – um acidente infeliz, que espero que nunca mais se repita em minha carreira. Fiquei muito chateado mas, como sempre, a Britney foi uma verdadeira soldado, e depois de um descanso e alguns pontos, ela estava de volta dançando após o acidente. Ela não foi levada às pressas para o hospital, não havia sangue jorrando por toda parte, e isso não aconteceu no meio da noite, como foi noticiado!

Britney Spears - Toy Soldier

Boa escrita musical pra você hoje!

Anúncios

1 Comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Danielle Cony. Danielle Cony said: RT: @roteirodecinema: Argumento do Videoclip de Oops!… I Did It Again, de Britney Spears, escrito por Nigel Dick. http://wp.me/pJ8ar-RA […]

    Pingback por Tweets that mention Videoclipe – Argumento de Oops!… I Did It Again – Britney Spears « Dicas de Roteiro -- Topsy.com — 09/07/2010 @ 18:38


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: