Dicas de Roteiro

15/06/2010

O Que Fazer Após Ganhar Um Concurso De Roteiro

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:19
Tags: ,

Olá! O artigo de hoje é um complemento ao daquele sobre melhores concursos (e ainda estou devendo mais um post sobre o assunto!). Michele Wallerstein, ex-agente literária em Hollywood, atual consultora de roteiros e carreiras e autora do livro MIND YOUR BUSINESS: A Hollywood Literary Agent’s Guide To Your Writing Career, escreveu este texto para o site Storylink:

Michele Wallerstein

Pergunta: "O que eu faço depois que eu terminar o meu roteiro? Concursos de roteiro são uma boa idéia?"

Resposta: Ok, você terminou o maior roteiro do mundo. Você suou por horas e horas de trabalho. Você conseguiu ultrapassar os dias de insegurança. Você pode até ter conseguido permanecer casado durante isso tudo. Aqui está ele, essa grande obra-prima, lhe encarando. Você diz para si mesmo: "O que eu faço agora?"

As respostas lhe vêm aos borbotões. Existem agentes, empresários, produtores, executivos de estúdio, advogados e consultores que podem ver o seu gênio e queiram comprar o seu roteiro, assinar um contrato com você, e/ou pelo menos encaminhá-lo para um amigo poderoso. Se pelo menos você soubesse quem eles são e como chegar até eles. Aí está a dificuldade. Então, existe aquela vozinha, seja em sua cabeça ou sussurrada por um amigo, ou gritada para você de uma miríade de blogues e sites. Ela diz: "INSCREVA O ROTEIRO EM UM CONCURSO!" Bem, isso parece ser uma idéia muito boa. É uma boa idéia se você sabe exatamente o que fazer se você ganhar, tiver uma boa colocação ou até mesmo classificar-se nesse concurso.

Ganhar uma competição de roteiros é uma ótima sensação e muitas vezes vem com alguns dólares como prêmio. Isso poderia até mostrar a alguns dos seus amigos e parentes que você realmente tem algum talento. Tudo isso é bom, mas o que isso faz em relação à sua carreira profissional?

A menos que você dê os próximos passos, entrar e até mesmo vencer as competições não fazem nada por você. Os passos começam com você aparecendo no festival de cinema, evento, seminário etc., que patrocinou o seu concurso. Você deve estar lá para receber o seu prêmio ou recompensa e ser visto pelas pessoas presentes. Em seguida, você deve puxar conversa com todos os profissionais de Hollywood que frequentem aquele evento. Construa a sua rede de relacionamentos de uma forma poderosa e positiva com essas pessoas. Você é alguém que eles precisam conhecer porque você ganhou ou foi bem colocado na competição, e porque você tem um roteiro fantástico e vendável que eles deveriam ler.

Certifique-se de obter as informações básicas sobre todos esses profissionais de Hollywood. Consiga seus nomes, endereços, e-mails, números de telefone e as suas ocupações exatas, bem como os nomes das empresas para quem trabalham. Depois disso, você deve certificar-se de que eles tenham o seu cartão de visita ou, pelo menos, um pedaço de papel com seu nome, endereço, e-mail, e um lembrete de que você é um escritor que eles conheceram no evento "tal e tal”.

Agora que você está em casa, o verdadeiro trabalho começa. Vá atrás dessas pessoas e lembre-os de que você os conheceu e que você estava na competição. Pergunte se você pode enviar-lhes aquele roteiro ou qualquer outro roteiro original que você tenha.

O próximo passo para se usar uma competição de forma positiva em sua vida é escrever cartas de consulta a outros agentes, empresários e produtores ou executivos de desenvolvimento onde você menciona um ou dois dos concursos que você ganhou ou teve boa colocação. Nunca mencione mais de um par de concursos. Essas pessoas querem informações transmitidas a elas com rapidez e precisão. Elas não estão interessadas em uma lista de suas realizações.

Se você continuar a entrar em muitos, muitos concursos sem seguir o que foi dito acima, você estará desperdiçando uma enorme quantidade de seu precioso tempo e energia. Use esse tempo e essa energia para escrever mais um roteiro, ou reescrever os que você tem.

A competição é apenas um meio de dar o primeiro passo para Hollywood. Use-a sabiamente.

Nos comentários, Sandra disse:

Obrigada pela informação esclarecedora. A única coisa que eu gostaria de acrescentar é que se eu ficasse do 1º ao 3º lugar em um concurso, eu investiria o dinheiro e postaria o roteiro no site Inktip ou Moviebytes etc. Afinal, estaria investindo no meu futuro, pois existe uma necessidade de roteiros para a venda direta para DVD.

podio Boa escrita pra você hoje! Continue com o bom trabalho! 😀

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: