Dicas de Roteiro

14/06/2010

Quatro Razões Pelas Quais Você Não Está Escrevendo – E Como Superá-las

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 09:41
Tags: , ,

Olá! O texto de hoje foi escrito por Jurgen Wolff e postado em seu blog, Time To Write:

 Mauricio de Sousa

O site About.com: Exercício apresentou um post sobre as dez razões principais pelas quais não se faz exercícios. O que me impressionou é como muitos dessas também surgem como razões pelas quais as pessoas que dizem que querem escrever realmente não o fazem. Aqui estão quatro das razões [N.T.: O autor disse que eram três, mas errou na conta!] (com a palavra "escrita" substituindo "exercício", juntamente com as minhas sugestões de como superá-las:

Você já tentou escrever, mas fica sempre desistindo.Talvez você se comprometa com muita coisa cedo demais, ou esteja confuso sobre como começar.

Soluções: Defina metas modestas no começo. Adquira o meu livro, Your Writing Coach (desculpe, eu não pude resistir – mas ele serve como uma boa orientação de todo o processo). Afilie-se a fóruns de escrita na web.

correr

Você quer escrever, mas tem que cuidar dos filhos e da família.

Soluções: Combine com alguém que também precise de tempo para fazer algo importante para si mesmo, de ficarem de babá um para o outro, alternadamente; faça anotações sobre o seu projeto de escrita, conforme as ideias lhe ocorram durante o dia, e escreva enquanto outros membros da família assistem televisão ou jogam videogames.

correr-na-chuva

Não consigo ficar motivado para continuar escrevendo.

Soluções: Não comece a julgar a sua escrita até que você tenha terminado o primeiro rascunho; acompanhe a sua contagem de palavras [N.T.: Isto se aplica a romancistas, para roteiristas, seria a contagem de páginas], assim você pode ver que está fazendo progresso.

Escrever dói!

Soluções: Se por "dói" você quer dizer que às vezes a diferença entre o que você espera criar e aquilo que sai é deprimente, ou que a escrita que você faz é rejeitada… bem-vindo ao mundo da escrita. Acostume-se com isso. Se a dor for muita, encontre uma outra saída para a sua criatividade. Se você tentar abandoná-la e não conseguir… você é um escritor!

correndo

Nos comentários, Evelyn disse:

Amei isso, é tão verdadeiro! E que tal os momentos em que os outros, membros da família incluídos, lhe dizem que você é idiota e que está desperdiçando o seu tempo, e o deles?

Este é o tipo de comentário que eu mais odeio – um comentário frequentemente feito para qualquer tipo de escrita, em especial, escrever em blogues. Como não gera dinheiro, então é uma perda de tempo. Quando fazer o que amamos tornou-se tão sem importância?

Eu sofro a mesma batalha para poder correr também! Viu? Exercício é um bom tema para relacionar com isso! 🙂

exercício-cartoon

A minha rotina inteira dura uma hora e meia.

15 minutos de aeróbica, 15 minutos com pesos, e uma hora para me convencer a fazer isso.

Boa escrita aeróbica para você hoje! 😉 :mrgreen:

Anúncios

3 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Tiago Cordeiro. Tiago Cordeiro said: RT @DicasDeRoteiro: Quatro Razões Pelas Quais Você Não Está Escrevendo – E Como Superá-las: http://wp.me/pJ8ar-Qz […]

    Pingback por Tweets that mention Quatro Razões Pelas Quais Você Não Está Escrevendo – E Como Superá-las « Dicas de Roteiro -- Topsy.com — 30/06/2010 @ 13:26

  2. Acabo de encontrar um blog generoso!
    Descobri, por acaso, ontem à noite e já não me lembro mais quantos “posts” eu acompanhei.
    Parabéns, tenho aprendido a cada texto, além de ter a possibilidade de relembrar com outras frases.
    Estarei por aqui sempre que puder.
    Abraços.

    Comentário por Diego — 30/06/2010 @ 17:44

    • Olá, Diego, seja bem-vindo!

      Muito obrigada por suas palavras tão gentis! Fico super feliz que tenha gostado e esteja me acompanhando, cada novo companheiro dessa jornada para mim é um tesouro!! Vale muito mais que ouro! Fique à vontade para fazer perguntas e sugestões sempre que quiser, ok? Será um grande prazer respondê-lo. 😀 😀 😀

      Um grande abraço, Diego, e até a próxima! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 01/07/2010 @ 09:46


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: