Dicas de Roteiro

12/06/2010

8 Observações Para Reescrever Qualquer Roteiro de Comédia

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:35
Tags: , ,

O artigo de hoje é de autoria de Greg Miller, e foi tirado do site The Other Network Writers Room. O texto contém um pouco de propaganda do concurso, mas os conselhos são válidos:

rewrite

O prazo final para The Other Network Comedy Contest é dia 15 de dezembro. Isso será em breve. Mas você ainda tem tempo para reescrever mais uma vez. [N.T: Este artigo foi publicado em 24/11/2009.]

Baseado em vários anos julgando neste concurso e trabalhando individualmente com muitos escritores talentosos como treinador de escrita, eu prometo que o seu roteiro de comédia se beneficiará com essas oito observações para reescrever:

1 – Coloque pelo menos uma gargalhada sólida em cada página. Não um gracejo espirituoso ou comportamento bobo. Uma risada. Não apenas em sua opinião, mas baseado na leitura de outras pessoas. Você dando-o para outras pessoas lerem-no, certo?

2 – Confira a sua estrutura de história e faça as suas quebras de atos manterem o público interessado (e surpreso) até o finalzinho. Só não empurre com a barriga durante a última metade do roteiro.

3 – Certifique-se de que toda cena tenha um ponto alto cômico (baseado em personagem) e um ponto alto dramático (um beat da história) que avance a trama, esperançosamente em uma virada engraçada.

4 – Deixe seus personagens ter vocabulários e ritmos claramente distintos. Verifique isso lendo em voz alta. Você está lendo em voz alta, certo?

5 – Certifique-se de seus personagens, pelo menos os seus protagonistas, tenham mais de uma dimensão; qualidades definíveis que preparem cada ação que o personagem faça.

6 – Dê uma outra olhada severa na estrutura. Veja se você não pode adicionar uma virada, uma reviravolta ou uma escalada. Quantos beats tem a história principal? Quantos beats tem a história secundária? Cada beat é um verdadeiro passo à frente? Que outro combustível você pode jogar no fogo? Muita comédia vem da escalada e da escala.

7 – Faça com zelo uma outra versão para animar mais. Tente adicionar pelo menos uma gargalhada a cada cena.

8 – Faça uma outra revisão para animar ainda mais. Tente adicionar uma risada a cada página. Se você tem quaisquer amigos engraçados, peça-os para lhe ajudar. Isso não é trapaça, é o que todos em Hollywood fazem quando estão escrevendo um piloto.

Estas observações são baseadas no consenso da Comissão do Concurso, inclusive na minha própria experiência pessoal de leitura de centenas de roteiros como leitor profissional e como juiz principal do The Other Network Comedy Contest, além de trabalhar com dezenas de escritores como consultor.

Se você leva a comédia a sério, deve realmente ficar de orelha grudada no The Other Network Writers Room, uma série de entrevistas em profundidade com os melhores showrunners [N.T.: Showrunners são Produtores-Escritores-Diretores como J. J. Abrams, Joss Whedon e David E. Kelley] sobre o ofício e o ramo da comédia.

Por favor, faça uso de outros de nossos recursos grátis para escritores, artistas e outros criadores neste site e no blogue Un-Cabaret . E se você estiver em Los Angeles, venha visitar o nosso Workshop Caminho do Comediante para uma demonstração iluminadora do poder da palavra falada de reforçar qualquer escrita.

Nós realmente queremos que os seus roteiros sejam bons. Dê-nos algo para nos animarmos.

Os vencedores anteriores tiveram o seu trabalho visto por agentes da UTA e da Metropolitan, empresários da Brillstein-Grey, executivos da Fox e da Comedy Central, e produtores e criadores de TV premiados, como:

ALAN ZWEIBEL ("Saturday Night Live", "It’s Garry Shandling’s Show")
BOB ODENKIRK ("Mr. Show", "Saturday Night Live", "Tenacious D")
JOHN RIGGI ("The Comeback", "30 Rock", "The Larry Sanders Show")
JAY KOGEN ("The Simpsons", "Frasier")
BILL OAKLEY & JOSH WEINSTEIN ("The Simpsons", "The Mullets")
WINNIE HOLZMAN ("Wicked", "Thirtysomething", Creator of "My So-Called Life")
BRYAN FULLER ("Wonderfalls", "Heroes", "Pushing Daisies")
CINDY CHUPACK ("Sex and the City", "Everybody Loves Raymond")
BRENT FORRESTER ("The Office", "King of The Hill", "Undeclared")
ROB COHEN ("The Ben Stiller Show", "The Simpsons")
JON KINNALLY ("Ugly Betty", "Will & Grace")

Vários roteiros vencedores dos anos anteriores foram recentemente lido por executivos de desenvolvimento da Starz/Film Roman. Neste ano, os vencedores serão lidos por executivos da IFC e da Comedy Central, bem como por showrunners ativos.

comedy2

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: