Dicas de Roteiro

03/06/2010

Como Formatar Diálogos de Personagens Com Dupla Personalidade

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 13:48
Tags: , ,

O texto de hoje é uma pergunta respondida por David Trottier, autor do excelente livro The Screenwriter’s Bible – Complete Guide to Writing, Formatting, and Selling Your Script, um livro que abarca tudo relacionado a roteiro, muito completo e imprescindível (e outro que eu adoraria ver editado em português!). Este post foi tirado do site Writers Store:

David Trottier

Uma pergunta de um leitor, sobre formatação de roteiro:

Como um escritor indicaria, em um roteiro de especulação, o fato de que um personagem tem uma dupla identidade e é conhecido por personagens individuais como duas entidades distintas? Exemplo: um personagem é conhecido como “BILL” para um grupo de personagens, mas como “JIM” para outro. Você digita tanto BILL/JIM cada vez que ele tiver uma fala no roteiro? Tenha em conta que o cerne da história é ele aparecer como uma pessoa para um grupo de personagens, e outra pessoa para outro grupo de personagens! Complicado, eu sei, mas eu apreciaria qualquer conselho que você pudesse me dar, já que estou tendo sérias dores de cabeça para lidar com isso!

Dave Trottier, autor do livro Dr. Format Answers Your Questions, responde:

Você fez uma boa pergunta, uma vez que será importante não confundir o leitor. Clareza é o princípio fundamental em casos como este. É por isso que você normalmente deve usar o mesmo nome nos cabeçalhos de diálogo de seu personagem, do começo ao fim do roteiro. Assim, creio que a melhor solução é a que você sugere. Refira-se ao personagem como BILL/JIM no cabeçalho de diálogo sempre que ele falar, como se segue:

Dialogo

Agora, se a verdadeira identidade deste personagem é o BILL e isso é estabelecido no início, então considere referir-se a ele como BILL, apesar de alguns personagens poderem chamá-lo de alguma outra coisa. É isso o que acontece em Intriga Internacional (North by Northwest, 1959). Sabemos que Cary Grant é Roger Thornhill, embora a maioria das pessoas o chamem por outro nome durante a maior parte do roteiro.

multiple_personalities_by_sick_of_miseryBoa escrita pra você!  Streaker

Anúncios

6 Comentários

  1. Mas isso não é diálogo simultâneo. Diálogo simultâneo (simultaneous dialogue, ou dual dialogue) é quando dois personagens falam ao mesmo tempo, e é formatado lado a lado, como pode ser visto aqui: http://wiki.celtx.com/images/d/d8/Celtx_-_Dual_Dialog_-_Typeset.jpg

    “Simultaneous Dialogue: When two characters speak at the same time, written in two columns side by side.”
    http://www.playwriting101.com/glossary

    O que Trottier está falando é sobre personagens com mais de um nome. Vi que no writersstore o artigo está realmente com esse título, mas deve ser erro de edição.

    Comentário por Fernando Marés de Souza — 14/06/2010 @ 21:04

  2. Pra deixar tudo claro, scaneei a página do livro Dr. Format pra você:

    Acho que foi erro do Writerstore mesmo…

    Comentário por Fernando Marés de Souza — 15/06/2010 @ 00:05

    • Olá, Fernando!

      Obrigadão pela ajuda, você está certíssimo! Eu pesquisei em outros sites e colocaram o mesmo artigo com outro título, ao invés de “Como eu formato diálogos simultâneos”, escreveram “Como eu formato o diálogo de um personagem que tenha dupla identidade”. Eu coloquei o título do post e nem atentei para a incongruência, obrigada pelo toque!

      E, se você não se importar, vou aproveitar pra traduzir o texto que você escaneou pra mim (ainda não tenho esse livro!), pra tirar as dúvidas do pessoal.

      Valeu mesmo, Fernando, você é nota mil!! 😀 😀 😀 😀 😀 😀
      Um beijo grande,
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 15/06/2010 @ 07:34

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Simone Castro and Zumbi Maldito, Roteiro de Cinema. Roteiro de Cinema said: Como Formatar Diálogos de Personagens Com Dupla Personalidade, no @dicasderoteiro >> http://migre.me/PcwB Prova que eu leio antes de indicar […]

    Pingback por Tweets that mention Como Formatar Diálogos de Personagens Com Dupla Personalidade « Dicas de Roteiro -- Topsy.com — 15/06/2010 @ 15:08

  4. Clark kent/Superman? Sempre referenciar como CLARK ou de acordo com a personalidade da cena?
    Me adiciona no twitter @rafaelwriter

    Comentário por Rafael — 25/01/2011 @ 12:15

    • Oi, Rafael! 😀

      Já está devidamente adicionado no Twitter, agora se você quiser mandar alguma DM, tá tranquilo! 😀

      Eu dei uma pesquisada e uma lida por alto no roteiro do longa do Superman, e vi que eles colocaram Clark ou Superman de acordo com a “fantasia” que ele estava vestindo no momento. Dê uma olhada no roteiro:
      http://www.scifiscripts.com/scripts/superman_original.txt

      Este é o roteiro original do filme que foi lançado em 1978, sendo que o roteiro é de 1976. Bem legal.

      Valeu, Rafael, por sua pergunta, eu também acabei aprendendo nessa! :mrgreen:

      Um beijo grande!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 25/01/2011 @ 15:50


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: