Dicas de Roteiro

27/05/2010

“O que você está esperando?”

Filed under: Direção,Roteiro — valeriaolivetti @ 11:13
Tags: , , ,

O post de hoje é de Eric Yang, tirado do blog The Right Time Is Now. Espero que lhe inspire!

Film Making Logo

Por muito tempo eu fiquei impedido de fazer filmes porque acreditava que não tinha a “câmera certa" ou o “equipamento apropriado”. Bem, agora recuso-me a ficar preso neste modo de pensar limitado. Acho que este é o segredo para se tornar um bom cineasta: 1) fazer o máximo de filmes horríveis como você puder e 2) aprender com eles. Se você quiser ser um roteirista, 1) escreva o máximo de roteiros terríveis que você puder e 2) aprenda com eles. Se você esperar pelo "roteiro perfeito" ou até o “momento certo", você vai acabar com nada além de arrependimentos.

Erros e contratempos são inevitáveis. É uma luta, não há dúvida sobre isso. Mas é assim que nós melhoramos no que fazemos, e é assim que a história segue: lutamos, trabalhamos duro, somos bem-sucedidos. Retire a parte do "trabalho duro" e você não tem nada além de luta.

Se você é apaixonado por fazer filmes – e digo realmente apaixonado pela arte, pelo artesanato, e pela completa tortura que isso causa à sua alma criativa – saia e filme alguma coisa. Não importa se é com a mais vagabunda câmera digital, ou com uma velha porcaria de câmera Sony 3CCD de 2001 como a minha. Steven Spielberg nunca teria se tornado o homem que ele é hoje, se tivesse dito: "Eu não tenho a câmera certa. Bem, acho que eu tenho que esperar até conseguir uma."

Stanley Kubrick tocou no ponto quando falou que os jovens cineastas deveriam pegar uma câmera e simplesmente "fazer um filme de qualquer tipo, de qualquer jeito." Estou certo de que é exatamente assim que ele se tornou um dos cineastas mais famosos do mundo.

As possibilidades estão dentro de nós, e não em algum lugar lá fora, de alguma forma intangível. Sei que existem outras pessoas lá fora, como eu, que precisam de um empurrãozinho às vezes. Então aqui está o seu empurrão. Estou ansioso para ver o seu nome na tela.

charge_escrevendo

Boa escrita (e uma boa filmagem) pra você!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: