Dicas de Roteiro

11/05/2010

Videoclipes – Parte 3

Filed under: Roteiro,Som — valeriaolivetti @ 10:44
Tags: ,

Olá, pessoal, estamos de volta! Hoje continuamos com as aulas de Nigel Dick sobre videoclipes:

música5

CAPÍTULO TRÊS – COMPANHIAS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO

Genericamente falando, a maioria das companhias de vídeo são conduzidas por um visionário que quer ganhar a vida transformando estudantes de cinema desconhecidos em pessoas com nomes como David Fincher ou Michael Bay. Normalmente, a maioria das companhias produtoras têm tanto uma divisão Comercial, quanto de Vídeo.

Enquanto estamos aqui falando sobre vídeos, é interessante notar que, tradicionalmente, os comerciais têm a) orçamentos maiores, e b) a Companhia Produtora consegue uma maior margem de lucro com os comerciais – ou seja, eles obtêm uma fatia maior de um bolo maior. Caso você não seja bom em matemática, esta é uma boa notícia. A consequência é que os vídeos são um campo de treinamento para os diretores evoluírem para os comerciais, e então para os longa-metragens ou o que quer que eles queiram fazer.

A divisão de Vídeo de uma Companhia Produtora provavelmente terá três grupos de funcionários em tempo integral:

PRODUTOR EXECUTIVO

Esta pessoa conduz o departamento e, quando parece que vai surgir um trabalho, ela supervisiona a elaboração do primeiro orçamento ou proposta. Quando o orçamento vem a ser alto demais (Veja Capítulo 2, passo 14), o Produtor Executivo irá então começar a negociação com o Encarregado de Vídeo da gravadora, e eles tentarão reduzir o orçamento. No dia da filmagem, o Produtor Executivo também pode ajudar o Produtor Administrativo [N.T.: Line Producer – Quem controla o orçamento de um filme e as decisões relacionadas aos gastos. O termo ‘Produtor Administrativo’ foi uma tradução pessoal, já que não encontrei o termo oficial] a tomar algumas decisões difíceis sobre onde gastar o dinheiro. No planejamento para o futuro, o Produtor Executivo analisará os rolos de filmes de novos Diretores, e decidirá, com o conselho dos representantes de vendas, quem eles deveriam ter um sua folha de pagamentos.

REPRESENTANTE DE VENDAS

O trabalho desta pessoa é procurar todas as gravadoras e empresários de bandas (Veja o Capítulo 2) e descobrir onde os novos trabalhos estão surgindo. O Representante envia então as latas de filmes dos diretores da Companhia e usa sua influência para que eles sejam considerados para o trabalho.

ASSISTENTE

Esta pessoa é o coração do departamento, ela faz de tudo, lida com diretores irritadiços, faz um ótimo café e dá bons telefonemas.

Uma vez que o trabalho é atribuído, os seguintes free-lancers recebem uma chamada:

PRODUTOR ADMINISTRATIVO (LINE PRODUCER)

Normalmente chamada apenas de Produtor, esta pessoa provavelmente trabalha com o Diretor numa base regular e transforma a versão de orçamento do Produtor Executivo em realidade. O Produtor provavelmente já foi consultado durante a licitação. O Produtor mantém um olho em cada aspecto de um trabalho, e se reporta diretamente ao Produtor Executivo se algo vai mal, ou além do orçamento.

GERENTE DE PRODUÇÃO

O Gerente de Produção é a pessoa que de fato fica ao telefone e começa a contratar os membros da equipe – Diretores de Fotografia, Carpinteiros, Eletricistas, Bufê etc. Esta pessoa é provavelmente o membro da equipe que trabalha mais duro.

ASSISTENTES DE PRODUÇÃO

Os Assistentes de Produção fazem todo o resto. Esta é a posição em que se entra na equipe. Um bom Assistente de Produção torna-se um Gerente de Produção e então um Produtor, e daí, talvez, um Produtor Executivo. Alguns Assistentes de Produção querem tornar-se diretores. Uns realmente conseguem.

show Logo teremos a penúltima parte desta série. Boa escrita para você hoje! 😉

Anúncios

2 Comentários

  1. Oi!!! Olha ela aqui de novo, seja benvinda querida!:)

    Comentário por januária — 18/05/2010 @ 12:27

    • Oiii!! Obrigadão, amiga!!

      Tô de volta, sim! Ainda não tá dando pra atualizar o blog, mas pelo menos não vou atrasar mais!! :mrgreen:
      Beijos!!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 18/05/2010 @ 18:17


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: