Dicas de Roteiro

10/05/2010

Videoclipe – Argumento de Baby One More Time – Britney Spears

Filed under: Roteiro,Som — valeriaolivetti @ 10:29
Tags: , ,

Avançando dez anos, o argumento de hoje, escrito por Nigel Dick, já é um pouco mais elaborado do que o do Guns N’ Roses (apesar do vídeo ser bem simplesinho).

BRITNEY SPEARS – Baby One More Time
Filme do Dick nº 371
Escrito em: 29/07/1998
 

Britney se senta em sua mesa numa sala da aula do ensino médio. Seu pé bate contra o lado de sua mesa em câmera lenta: bang, bang, bang. Uma outra garota ao lado de Britney, uma das outras dançarinas, estoura uma bola de chiclete, igualmente entediada. Percebe-se que a Britney e todos os outros alunos estão vestindo uniformes escolares. A professora está de pé perto de seu quadro-negro, jogando seu giz para cima e para baixo. A câmera observa o pedaço de giz subir pelo ar, e então cair novamente. A campainha que assinala o final da aula toca, e simultaneamente…

A música começa.

Todos os jovens saltam de suas cadeiras e correm para o corredor da escola.

Durante o primeiro verso e o refrão, a Britney e os seus companheiros fazem sua performance / rotina de dança no amplo corredor do lado de fora da sala de aula. Torna-se óbvio que a Britney é o foco do grupo de dançarinos – ela tem muita atitude, é namoradeira e provocante, e é recebida com respeito por todos os outros jovens da escola.

No corredor, observamos momentos com a Britney e com os outros jovens em frente aos seus armários. Portas batendo em sincronia com a música, toda uma fileira de portas sendo fechadas simultaneamente. Vemos momentos tipo retrato, e momentos de close-up belamente iluminados, de Britney cantando a música em frente aos armários.

Enquanto Britney canta, um outro bando de garotos vêm pelo corredor vindo da direção oposta, liderados por um cara bonito. Eles param e assistem Britney fazer sua rotina. Britney paquera o cara.

No fim do primeiro refrão, em um único movimento, todos puxam roupas de cores vivas de seus armários. O conjunto de roupas preenche a tela. Seguimos junto com os pés de todos, e descobrimos que eles foram para o estacionamento do lado de fora da escola, onde outros jovens estão reunidos e um tipo de festa improvisada está acontecendo após as aulas. Agora vemos que ninguém mais está vestindo seu uniforme escolar. As vestimentas seguem a influência de Britney, que veste uma blusinha curta, tênis e calças de treino estilo-Adidas. Novamente, Britney e seus companheiros continuam sua rotina. Desta vez, Britney está flertando com outro cara bonito, que a assiste. Jovens assistem de seus Jeeps / Land Rovers brilhantemente coloridos, no estacionamento. Dois caras com bicicletas BMX decolam e giram em pleno ar em frente à Britney, enquanto ela canta.

Nós vemos momentos de retrato da Britney descansando em um bacana conversível no estacionamento, e filmaremos um lindo close-up enquanto ela canta, o metal polido do veículo atuando como um maravilhoso pano de fundo.

Na parte da transição entre os movimentos da música, encontramos Britney sozinha por um momento, vulnerável e acessível, enquanto ela canta “Oh baby, baby, como eu ia saber…?”. Ela parece estar sentada sozinha nas arquibancadas do ginásio / quadra de basquete da escola.

A câmera se afasta e descobrimos o resto dos amigos dela descansando nas arquibancadas, conversando e confraternizando. Britney observa um casal se beijar. “Eu preciso confessar que a minha solidão está me matando agora…”

Filmamos momentos de retrato e close-ups abaixo e ao redor das arquibancadas, com os ângulos dos assentos e as sombras que eles lançam criando, para a câmera, uma perspectiva de atrair o olhar.

Britney vira e se reúne ao resto do grupo, enquanto eles continuam a sua rotina na quadra de basquete. Desta vez, eles estão se apresentando para o time de basquete da escola, que estava treinando na quadra. O foco da atenção da Britney agora é um dos jogadores de basquete, outro fortão bonito e sexy. É óbvio que a Britney poderia namorar com qualquer um desses caras, ela só precisa fazer sua escolha.

Arranjaremos tantos jovens quanto pudermos pagar, e a Britney, o seu grupo, os jogadores de basquete em seus uniformes, e alguns extras, todos se juntarão à rotina para o último refrão da música – o grand finale. É uma grande tomada, em dimensão e abrangência.

A música pára, e a Britney canta a frase final para a câmera.

No final da quadra, a porta se abre e a professora aparece novamente. Notando a Britney e os dançarinos, ela não gosta do que vê, e leva a mão ao interruptor, apagando as luzes. A quadra fica no escuro…

FIM

© 1998 Nigel Dick

Na primeira vez que eu tentei fazer um argumento para esta canção, eu escrevi algo realmente terrível (uma ideia que alguém sugeriu que eu deveria usar algum dia). A Britney pegou o telefone e disse: “Não podemos fazer algo onde eu estou numa sala de aula sonhando com garotos?” Hum… sim. OK. E, por falar nisso, foi ideia dela vestirem os uniformes escolares…

Britney_Spears_Logo

Espero isso que tenha servido para o seu aprendizado! Boa escrita musical, amanhã continuamos com este assunto (vai levar mais de uma semana pra gente voltar a variar os assuntos, espero que tenham paciência comigo até lá!). 😉 

Anúncios

2 Comentários

  1. oi, gosto muito do site, é difícil achar uma fonte com tantos artigos e dicas específicas pra roteiro. continue assim!

    Comentário por ayagui — 14/05/2010 @ 12:53

  2. Oi, Andrea! Como vai?

    Muito obrigada mesmo pelo apoio! Fico feliz que você esteja gostando! Se quiser que eu aborde algum assunto específico, é só falar, ficarei feliz em colocá-lo aqui!

    Um beijo grande, e obrigada novamente pela força! =D
    Valéria Olivetti

    Comentário por valeriaolivetti — 15/05/2010 @ 09:18


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: