Dicas de Roteiro

09/05/2010

Videoclipes – Parte 2

Filed under: Roteiro,Som — valeriaolivetti @ 11:18
Tags: ,

Aqui continuamos a tradução da palestra que Nigel Dick fez na UCLA sobre videoclipes:

Música 4

CAPÍTULO DOIS – A RELAÇÃO ENTRE A BANDA E O SELO (GRAVADORA)

Vamos falar sobre como a banda consegue assinar e como eles conduzem seus negócios com uma gravadora, enquanto se esforçam para se divulgar como banda e vender a sua música ao redor do mundo. Obviamente esta é uma visão muito generalizada de como as coisas podem funcionar, mas vai nos ajudar a entender como os vídeos são feitos.

O COMEÇO E O PRIMEIRO ÁLBUM

1- Cinco caras reúnem-se em sua cidade natal e começam uma banda.

2- Eles tocam em shows, fazem algumas fitas-demo e começam a colecionar seguidores. Ou a fama começa a se espalhar sobre como eles são bons, ou eles mandam suas demos para suas gravadoras favoritas.

3- Por volta desta época, eles conhecem alguém que quer se tornar seu empresário – ele é da sua cidade natal também.

4- Um dia uma pessoa A&R (que é a sigla de Artista & Repertório, mas basicamente significa ‘caçador de talentos’) assiste a um show, ou ouve uma demo, e quer assinar com a banda.

5- A banda assina um contrato que “vale milhões”. Na realidade, ele certamente vai custar milhões, mas a banda receberá apenas uma fração do dinheiro. Os dólares irão para os custos da turnê, para os salários, para os custos de gravação, sessões de fotos, hotéis… e vídeos.

6- Após alguns meses de trabalho duro, o álbum é concluído.

7- O Chefe da Gravadora preside uma reunião de Marketing em que participam o cara A&R, uma Pessoa de Marketing, uma Pessoa de Promoção (peças de rádio & de TV), uma Pessoa de Imprensa, e um Encarregado do Vídeo. Nessa reunião, eles falam sobre como irão pôr a banda à venda, quais são os pontos de venda do disco, escolherão um single, e calcularão como irão promovê-lo. Você poderia pensar que o empresário e a banda teriam algum envolvimento neste encontro – mas não conte com isso!

8- O Encarregado do Vídeo, tendo tomado notas na reunião de Marketing, envia a faixa para um bando de diretores de vídeo. Ele seleciona um argumento e leva-o de volta para o Chefe da Gravadora, para o cara A&R e a Pessoa de Marketing, que discutem os seus méritos e solicitam algumas mudanças.

9- A banda aparece para a filmagem do vídeo sem nunca ter lido o conceito! O vídeo é concluído.

10- Após três vídeos de sucessos variados, a banda vende meio milhão de álbuns e faz shows constantemente por um ano. A única pessoa na banda fazendo uma boa grana é o compositor – embora os seus direitos autorais não tenham chegado ainda. A gravadora informa à banda que eles estão com uma dívida de cerca de dois milhões de dólares.

Discos de platina

O SEGUNDO ÁLBUM

11- Enquanto tiram um mês de férias fora da estrada para escrever novas canções, a banda rompe com o seu primeiro empresário – ele é pequeno demais para eles, e eles assinam com algum cara peso-pesado que gerencia cinco bandas de vendas multi-platina.

12- Enquanto gravam o novo álbum, o novo empresário vai para todos os chefes de departamentos da gravadora (especialmente o Encarregado do Vídeo) e explica que as coisas serão diferentes desta vez. A banda será consultada sobre os vídeos.

13- O cara A&R escolhe um single no estúdio, e o Encarregado do Vídeo manda a faixa para os diretores de vídeo. A banda odeia todos os argumentos.

14- Depois da banda reclamar com seu empresário, eles conseguem fazer do seu jeito, e falam com alguns dos diretores de vídeo eles mesmos, e novos argumentos surgem. Eles escolhem um de que gostam, mas irá custar mais dinheiro do que a gravadora quer gastar. O empresário vai até o Chefe da Gravadora e chora por mais dinheiro, com êxito.

15- A banda grava o vídeo usando o seu argumento preferido. Eles amam o diretor, eles amam o vídeo.

16- O vídeo é um sucesso.

17- Eles fazem mais dois vídeos com seu diretor, e ambos são sucessos.

18- O segundo álbum vendeu cinco milhões de álbuns, e a banda esteve na estrada ao redor do mundo por 18 meses. Eles estão agora nas manchetes e começando a receber uma boa grana do dinheiro dos shows, mas estão surpresos por descobrir que o custo de comercialização de seus álbuns, a feitura dos vídeos etc., e a enorme dívida acumulada pelo seu primeiro álbum apenas significa que, após 4 anos de trabalho duro, há cerca de 800 mil dólares de lucro. O empresário retira os seus 20% do total, deixando os cinco membros da banda com 128 mil dólares cada, antes dos impostos. Quando eles tiverem pago os impostos, terão o suficiente para um feriado, um novo Range Rover e um depósito para uma casa de condomínio no vale. Enquanto isso, o cara que escreve as canções da banda está milionário. (Estes números são em grande parte inspirados por adivinhação – se alguém aí fora achar que sabe mais – por favor, me avise).

Disco de vinil

TERCEIRO ÁLBUM

19- A banda é agora crucial para o bem-estar financeiro da gravadora. A gravadora ajusta o seu plano de negócios geral para o ano em torno da chegada do próximo álbum da banda, e o empresário renegocia o contrato da banda com a gravadora. Nesta fase, a banda se comunica diretamente com o Chefe da Gravadora, e conseguem basicamente tudo o que quiserem. O cara A&R foi caçado por outra gravadora – talvez também porque ele teria menos controle sobre a carreira da banda agora, de qualquer modo.

20- O empresário da banda vai diretamente para o diretor de vídeo favorito da banda, que surge com um conceito. O Encarregado do Vídeo não sabe nada sobre isso, até que uma exigência chega, vindo da companhia produtora do diretor, pedindo por um cheque para que a filmagem possa começar.

21- No set de gravação do vídeo, a banda age com respeito hipócrita em relação ao Encarregado do Vídeo, que agora é, em grande parte, responsável por certificar-se de que as limusines da banda cheguem em tempo para buscá-los pela manhã.

22- Os próximos dois vídeos são feitos da mesma maneira, e saem-se bem na MTV.

23- A banda é agora uma grande atração nas turnês. Toda a filmagem feita na estrada é juntada por um editor que trabalhou em alguns de seus vídeos recentes, para fazer o vídeo “Na Estrada”, que vai lembrar as pessoas o quão grandes e importantes artistas eles se tornaram.

24- Um single final é liberado do álbum. O guitarrista quer dirigi-lo – todos da gravadora reviram seus olhos e insistem que o editor que fez um ótimo trabalho no vídeo “Na Estrada” seja contratado como co-diretor. Na Reunião de Marketing, todo mudo da gravadora imagina que este será o último vídeo do álbum mesmo, então se ele for uma droga, não tem nada demais. A esta altura, o vocalista está nos jornais todos os dias, porque ele está saindo com alguma estrela de cinema sexy. O cara que escreve as canções tem casas em Nova York, Los Angeles, naquela cidade de onde todos vieram, e está de olho em casas de temporada em Maui. Enquanto ele está aprendendo a pilotar o seu Lear Jet, o baixista e o baterista estão comprando casas de três quartos em Woodland Hills, e começando a sentir-se muito contrariados.

QUARTO ÁLBUM

25- A banda concorda em dividir igualmente todos os direitos autorais e continuar (U2), ou o compositor diz, “Se manda!”, e despede os colegas de banda invejosos e miseráveis (Oasis).

26- Qualquer coisa pode acontecer agora. Talvez a) O guitarrista agora pense que é um gênio e co-dirija o próximo vídeo. Ele vai muito acima do orçamento, e o vídeo fracassa comercialmente. Possivelmente b) a banda tenha aprendido sua lição e odeiem vídeos porque eles custam muito caro, e passam a deixar a gravadora apoiá-los e fazer o trabalho pesado. Provavelmente c) O próximo single da banda venha de uma trilha sonora de um filme e, embora eles erroneamente, e razoavelmente, pensem que é sobre eles, é tudo sobre o estúdio de cinema escolhendo tomadas do filme e a banda apenas em dublando em algum lugar.

Eventualmente, um membro da banda vai se tornar uma estrela genuína (por exemplo, Ozzy, Gwen Stefani, Sting, Fred Durst), enquanto seus quatro companheiros de escola, que têm sido como uma família e continuaram com ele durante os tempos bons e ruins, tornaram-se decadentes pobretões que periodicamente se aposentam para fazerem shows de reunião, para arranjar os dólares a fim de pagar aquelas inacreditáveis pensões alimentícias para aquela modelo sexy que eles conheceram e com quem se casaram lá por volta da fase 11.

U2  bono_brasil

Dramático, não? Depois dessa, a banda irlandesa U2 subiu no meu conceito, um excelente exemplo de companheirismo!

Boa escrita musical para você! Amanhã teremos o argumento de mais um videoclipe. Até!

Anúncios

8 Comentários

  1. Olha eu de volta, Váléria! 🙂

    Bem que você falou mesmo… Seus posts além de esclarecedores, são leves e divertidos!…

    Comentário por januária — 15/05/2010 @ 16:49

    • Seja benvinda de volta, Januária!!

      Muito obrigada mesmo pelo apoio, amiga, eu bem que estou precisando! Eu já estava atrasada nas datas desde que fiquei gripada, agora estou atrasando de novo porque todo mundo aqui em casa caiu doente também e eu estou tendo de cuidar de tudo e de todos!! Mas voltarei logo logo que a situação permitir!

      Um super beijo, e desculpe pelo atraso! 😥
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 16/05/2010 @ 09:32

  2. Beijos querida e melhoras a todos ai, viu!? 😉

    Comentário por januária — 18/05/2010 @ 09:37

    • Valeu, Januária! 😀
      Como ficaram doentes ao mesmo tempo, já estão todos começando a se recuperar! Ufa, que alívio!!
      Beijos, amiga!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 18/05/2010 @ 11:45

  3. que legal!!!… :()

    Comentário por januária — 20/05/2010 @ 19:13

  4. não!!! :):):)

    Comentário por januária — 20/05/2010 @ 19:14

  5. ai que miiico, Valéria!… desisto de usar esses emotions… carinhos enormes para você e os seus, beijos januária!…

    Comentário por januária — 20/05/2010 @ 19:18

    • Oi, Januária!!

      Já cometi vários desses micos em comentários de outros blogs, então nem esquenta, eu sei bem o que é isso!! 😆 Quer ver a lista de emoticons do WordPress? Clique neste blog, que você verá todos eles (alguns são extra-fofos!). Neste link não dá pra ver, mas alguns são animados, dá uma olhada: 😀 🙂 😦 😮 😯 😕 8) 😆 😳 😥 👿 🙄 😉 ❗ ❓ 💡 😡 😛 ➡ 😐 :mrgreen:

      Um beijão, e use-os sem moderação!! 😆
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 20/05/2010 @ 20:56


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: