Dicas de Roteiro

01/05/2010

Aguinaldo Silva fala sobre novelas

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 09:43
Tags: , , ,

Oi, pessoal! Como ainda estou meio gripada, estou apenas copiando uma nota da coluna Gente Boa (de Joaquim Ferreira dos Santos) do Segundo Caderno (página 3) do Jornal O Globo de domingo, 25/04/2010. Isto é para complementar um assunto que eu estava comentando com a Januária (vide post Criando Reality Shows). Vamos a ela:

ararinha_azul  Ararinha-Azul2 Ararinha-Azul

Ararinhas azuis em extinção

É assim que Aguinaldo Silva define os autores de novela

• Aguinaldo Silva selecionou quatro novatos em sua master class de dramaturgia para escrever com eles sua próxima novela, com nome provisório de “Marido de Aluguel”, que estreia em setembro de 2011. Ele fez o anúncio quinta-feira, quando participou de bate-papo na Fnac.

• O autor defendeu que esta é boa forma de renovar o cenário de profissionais que escrevem novela. “Somos ararinhas-azuis, quase em extinção. Quando a gente morrer, não vai mais ter gente escrevendo.”

• Segundo Aguinaldo, “houve espanto na Globo” em relação à proposta de chamar sangue novo. “Não são colaboradores profissionais, e a emissora não costuma sair das regras.” O resto será igual: “Todos terão o mesmo tratamento de semiescravatura. Durante nove meses sacrificarão tudo pela novela."

• Definindo-se um “ficcionista desvairado”, Aguinaldo diz que em novela não tem muito o que se inventar. “É folhetim, linguagem estratificada e estabelecida no século XIX. Tem que ter vilão e mocinha ingênua, mas elas não são mais virgens…”

• Boa novela, para Aguinaldo, precisa de leveza. “As pessoas chegam em casa cansadas, querem se divertir. São até levadas a refletir pela novela, mas rejeitam quando percebem que o autor quer fazê-las pensar. Faço novela pra agradar, não para chocar.”

• Aguinaldo quer Glória Pires em sua próxima trama. “Ela está prometida pra novela do Gilberto Braga, antes da minha, mas dizem que fará as duas. Na minha ela vai estar, querer é poder”, cravava. “Autor quer sempre elenco de estrela. E tem os recomendados, o filho de alguém. É sistema injusto.”

• Aguinaldo divertiu a plateia quando contou sua tática se um ator não rende o esperado. “Tem que ser impiedoso, esquece ele e apela para os outros.” Lembrou que uma atriz não conseguia “nem fazer um sotaque falso” da paraguaia de araque que vivia. “Aí, eu matei a personagem.”

aguinaldo-silva

É só isso. Quer ficar sabendo um pouco mais? Então leia uma entrevista de 2007, mas ainda válida, para o Jornal O Povo: O Senhor das Oito 

E tem outra de 2009 para a revista VEJA: Aguinaldo Silva: não há grandes novelas há 5 anos

Mais uma para o site Todo Canal: Aguinaldo Silva: “Se alguém quiser me contratar, é bom se apressar”

E é sempre bom dar uma passadinha no blog do Aguinaldo Silva, para ver como andam as coisas na master class dele.

Por hoje é só! Volto em breve, logo que ficar tinindo de novo!!

Boa escrita hoje e inté!! 😀

Anúncios

2 Comentários

  1. Nossa, novela precisa ser leve? Quero que me exemplifique qual novela dele foi leve até hoje. Contratar sangue-novo eu concordo, agora, contratar geração Lula para escrever novelas, aí é apelação, no mínimo alguém com nível superior, seria mais viável…

    Comentário por Alexandre Martins — 12/09/2010 @ 14:49

    • Olá, Alexandre, seja bem-vindo!

      Obrigada por postar o seu comentário aqui!
      Um beijão, e volte sempre! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 13/09/2010 @ 08:26


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: