Dicas de Roteiro

30/04/2010

Sobre Idade Para Começar (de novo!)

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 14:50
Tags: , ,

O texto de hoje é de Alex Epstein, tirado do blog Complications Ensue: The Craft TV and Screenwriting Blog:

Homem idoso escrevendo

“38 ANOS É VELHO DEMAIS?”

“No momento estou trabalhando em um roteiro de especulação para a TV, e tenho algumas ideias para outros roteiros de especulação que eu pretendo reunir no futuro (a maioria tem alguma base em lei/crime, já que eu fui advogado por alguns anos). Entretanto, eu tenho 38 anos de idade – estou velho demais para tentar entrar no negócio?”

Recebo demais estas perguntas.

É verdade, existe algum preconceito a favor de escritores jovens. Mas a grande questão não é a idade. A idade lhe dá uma profundidade de experiência que os escritores-bebês mais jovens não têm. Em particular, a experiência real com a lei e o crime é uma grande vantagem em programas sobre lei e crime.

A questão é se você está disposto a fazer os sacrifícios que os bons escritores-bebês estão dispostos a fazer. Você está disposto a trabalhar as horas necessárias? Escrever um monte de roteiros de especulação provavelmente não-recompensadores, antes de ser contratado? Se não estiver, então você tem de se perguntar por que alguém deveria lhe dar uma chance.

Outra pergunta: Esta é a primeira vez que você escreveu criativamente? Por quê? Não é tão difícil transformar um bom escritor de ficção em um escritor de TV, mas é difícil transformar um não-escritor em um roteirista.

Por que você demorou tanto para entrar no showbiz? Você está seriamente comprometido? Se você está tão comprometido agora, por que levou 18 anos para chegar lá?

71-year-old poet Mary Oliver

O talento abrirá seu caminho para entrar no ramo, mas isso leva tempo. Você tem de estar disposto a dar a si mesmo o tempo e o esforço para trabalhar o seu caminho para entrar. Isso é uma combinação de habilidade, talento, perseverança e estar pronto para sua oportunidade. Contanto que você esteja disposto a ser tratado do mesmo jeito que um escritor-bebê de 23 anos de idade, não deveria haver nenhum problema. Eu acho que a maioria da discriminação contra os mais velhos em Hollywood está de fato dentro dos escritores que se dizem discriminados – eles não querem engolir o desrespeito que Hollywood distribui, ou eles não querem escrever o que o pessoal de 18 anos quer assistir.

No Canadá, existe menos preconceito contra a idade. Existe também mais trabalho por conta própria (free lancing) e menos horas insanas. E há um ambiente que é mais encorajador para os escritores-bebês em geral.

As verdadeiras questões para qualquer um pensando em entrar no ramo, são: Eu amo isso tanto que estou disposto a arriscar uma grande parte de minha vida frente a um possível fracasso? E há outra coisa que eu poderia ser feliz fazendo? Você sabe quais são as respostas certas.

Num dos comentários, alguém lembra que David E. Kelley, escritor de seriados de sucesso como Ally McBeal, The Practice, Boston Public, Boston Legal, entre outros, foi advogado por muitos anos antes de se aventurar como roteirista (e ainda se casou com a atriz Michelle Pfeiffer! Nada mal, não?).

Michelle Pfeiffer e David E. Kelley

Bem, espero que isto sirva de encorajamento para todos nós, ‘escritores-bebês’!! :mrgreen: Boa escrita pra você hoje! 😀

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: