Dicas de Roteiro

25/04/2010

Como Reescrever – Parte 4

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:38
Tags: ,

Continuando a série com o artigo de Jurgen Wolff: Como reescrever o seu romance, roteiro, ou outro projeto de escrita (parte 4):

escritor10(1)

Em outros posts sobre este assunto, nós observamos como passar do estado de criação para o estado de crítica, como olhar para o quadro geral, e como melhorar o diálogo.

Desta vez eu quero oferecer algumas dicas para fazer algo que você já escutou antes, ou seja, “mostrar, não contar.” Em certa medida, isto se sobrepõe à melhoria do diálogo, porque algumas vezes você pode descrever uma ação que elimina a necessidade de algum diálogo.

Aqui estão alguns elementos para procurar:

  • O estado emocional de um personagem. Ao invés de nos dizer que Bill está com raiva, descreva a sua linguagem corporal, ou deixe o diálogo dele refletir (mas não dizer com todas as letras) o seu humor.
  • As ações de um personagem. Em vez de usar advérbios como “alegremente”, “violentamente”, ou “ansiosamente”, descreva as ações que são intrinsecamente violentas, ansiosas ou alegres. Uma parábola ou metáfora é muitas vezes mais poderosa do que uma palavra descritiva por si só.
  • O estado de espírito de um lugar. Se o cenário é assustador, ou deprimente, ou fora de moda, descreva o que o faz ser assim.

O objetivo de mostrar, ao invés de contar, é que quando você faz isto bem, o leitor ou o espectador se sente muito mais envolvido. São eles quem juntam as peças e percebem que o cenário é assustador, ou que o personagem está com raiva.

Mais dicas de reescrita em breve.

Boa (re)escrita hoje e até amanhã!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: