Dicas de Roteiro

23/04/2010

Como Reescrever – Parte 2

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 10:42
Tags: ,

Continuamos nossa série com o artigo Como reescrever o seu romance, roteiro, ou outro projeto de escrita (parte 2), de Jurgen Wolff:

writer2

No post anterior eu sugeri que, quando você estiver pronto para criticar a sua própria escrita, primeiro você deveria mudar o seu estado. Agora vamos olhar para a primeira etapa do processo efetivo:

Comece lendo a obra inteira. Não faça nenhuma marcação no papel mesmo se você localizar erros de digitação ou outras coisas que você deseja alterar. Em vez disso, tente obter uma sensação da coisa toda e no final anote os seus pensamentos. Aqui estão alguns dos grandes pontos que você poderá abordar:

  • Você começa com algo que imediatamente deixa o leitor curioso sobre o que está acontecendo?
  • A história flui, ou você notou pontos em que ela estava lenta demais, rápida demais, ou confusa? Em caso afirmativo, indique onde isto ocorreu.
  • Há vertentes da história que você começou, mas nunca terminou? Liste-as ou descreva-as.
  • Existem personagens que parecem unidimensionais? Especifique quais.
  • Os relacionamentos são interessantes o suficiente? Se não, anote quais estão deficientes.
  • O final flui logicamente daquilo que ocorreu antes – sem ser totalmente previsível? Se não, anote o problema.

É tentador entrar de cabeça e indicar pequenas mudanças nesta fase, mas se suceder, por exemplo, de você substituir o começo inteiro, é uma perda de tempo corrigir o que está lá agora. Além disso, concentrar-se nas coisas pequenas pode lhe distrair das coisas grandes que precisam ser mudadas.

Igualmente importante, nesta fase não mude nada! Caso contrário você voltará para o estado criativo e perderá a sua objetividade. Nesse ponto, você ainda está apenas escrevendo o que precisa mudar, não como vai mudar isso.

No próximo post vamos olhar para a próxima etapa da reescrita.

Se estiver interessado, o autor dá mais dicas em seu livro Your Writing Coach: From Concept to Character, From Pitch to Publication.

Boa (re)escrita pra você hoje!!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: