Dicas de Roteiro

22/04/2010

Como Reescrever – Parte 1

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 17:59
Tags: ,

Olá, pessoal! Estou de volta! Como eu atrasei vários dias por causa de minha gripe, vou traduzir uma série posts curtos do blog Time to Write, de Jurgen Wolff para ficar atualizada. Este post chama-se Como reescrever o seu romance, roteiro, ou outro projeto de escrita (parte 1):

Life Writer

Eu tive vários pedidos de dicas sobre como abordar o trabalho de reescrever. Como todos nós sabemos, é muito mais fácil ver falhas na escrita de outra pessoa do que na nossa própria, então aqui vão algumas estratégias que podem ajudar.

O primeiro passo é mudar o seu estado. Você já ouviu a frase de Einstein: “Nós não podemos resolver um problema no mesmo nível em que ele foi criado”? Isto aplica-se também ao ato de reescrever.

Quando você escreve, você está num estado criativo. Isso é diferente do estado que você precisa estar para criticar o seu próprio trabalho. A fim de entrar no estado de crítica:

  • Imprima o material com um tipo de letra diferente ou num papel de cor diferente.
  • Releia a sua escrita num local diferente. Se você escreve em sua mesa, vá para a sala de estar ou para a cozinha, ou para uma cafeteria para reler e avaliar o seu trabalho.
  • Use uma postura diferente. Sentar recostado numa cadeira o deixa mais ligado à crítica do que sentar à mesa.
  • Finja que o que você está criticando não é seu, mas um trabalho de um colega que ele ou ela lhe pediu para criticar.

No próximo post desta série, vamos olhar para o verdadeiro processo de crítica e como torná-lo o mais eficaz possível.

Boa (re)escrita hoje e até mais!

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: