Dicas de Roteiro

15/04/2010

Protegendo As Suas Ideias Para Vendê-las À Indústria De TV

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 14:13
Tags: ,

Oi! Para responder à excelente pergunta que a Januária fez (vide o post POV: Um Aspirante A Roteirista No Mar Da Criatividade), hoje eu estou traduzindo um texto do site The TV Writers Vault sobre como registrar ideias para programas de TV. Vamos a ele:

 Protection

Visite o site CreatorsVault.com para ter uma prova de sua criação com registro de data.

Pesquisa Preventiva: Faça alguma leitura e uma rede de relacionamentos com gente do ramo para obter uma melhor compreensão sobre o que as empresas estão desenvolvendo e produzindo. Se uma pessoa ou entidade produtora criou e desenvolveu a sua própria ideia que seja similar ou idêntica em tema, assunto ou natureza àquela de sua criação, eles têm um direito claro de produzir e distribuir esse título e projeto. Somente quando uma companhia ou um produtor lhe envolve ao fazer uma análise formal e um exame de seu projeto totalmente desenvolvido, eles serão responsáveis de lhe dar o crédito de criador do projeto após o seu contato ou a apresentação de sua ideia.

Leia e estude publicações da indústria e fontes tais como Variety ou The Hollywood Reporter que detalham a atividade da indústria e projetos em curso que estão entrando em produção. Projetos em desenvolvimento que são idênticos àqueles que já estejam em produção não servem para nada, apenas criam frustração. Desenvolver relações com um executivo de desenvolvimento ou um produtor pode lhe dar uma vantagem crucial na coleta de informações sobre projetos em desenvolvimento em redes de televisão e companhias produtoras. Muitos dos escritores do TV Writers Vault têm se beneficiado por terem tido seus projetos analisados, e por nossos membros executivos da empresa terem solicitado contato com eles, com os quais os escritores continuam a se manter em comunicação.

O nosso relatório “Mandatos e Direções” também fornece informações gerais sobre os tipos de projetos que estão sendo procurados por redes de TV e companhias produtoras. Esta informação é atualizada mensalmente e é compilada por membros executivos e afiliados de nossa equipe sênior.

Desenvolvimento de Conteúdo: O desenvolvimento e a escrita detalhados de uma ideia é o fator mais importante no estabelecimento da “originalidade” e a proteção sob a lei de copyright. A chave para o desenvolvimento de uma grande ideia para um programa de TV é criar uma abordagem e conteúdos únicos para o seu programa. O conceito pode nos dizer da situação e do resultado globais, mas o conteúdo nos mostra o que acontece durante o programa.

A falha mais comum dos conceitos originais é a falta de descrição do conteúdo. A maioria dos aspirantes a escritores que cria um conceito de reality TV fica presa ao resultado geral do programa, mas têm de encarar a simples, e ainda assim difícil, questão que muitos executivos perguntam: “Então, o que nós realmente estamos assistindo?”. Sim, o diabo está nos detalhes. Portanto, dedique tempo para ser eficiente e inventivo nos detalhes do seu programa, e os produtores acharão muito mais fácil de “ver” e ter a confiança de que a sua “ideia” pode realmente funcionar.

lamp

Marketing Monitorado: Se encontrar oportunidades para apresentar o seu projeto para produtores e redes de TV é a parte mais difícil do processo de vendas, proteger o seu projeto é a mais importante. Siga estes padrões da indústria e tenha confiança ao compartilhar as suas criações:

  • Apresente sua ideia para produtores e companhias estabelecidas.
  • Mantenha registros em papel de todas as correspondências.
  • O TV Writers Vault oferece prova eletrônica de revisões em um relatório automaticamente atualizado de seus registros. O acesso ao TV Writers Vault só é concedido aos membros pré-selecionados e estabelecidos da indústria (Produtores e Executivos).
  • Não faça apresentações ou envios não-solicitados de suas ideias, pois a companhia que recebe não tem nenhuma responsabilidade ou obrigação com “ideias” que eles não pediram, ou que não foram enviadas sob as diretrizes pré-estabelecidas com o uso do Formulário de Autorização Padrão da Indústria.
  • Todos os membros de produção e de redes de TV do The Writers Vault concordam com os nossos termos-padrão de serviço e Acordo de Não-Divulgação.

Recursos de Proteção – Não é obrigatório para os projetos enviados ao TV Writers Vault serem registrados no CreatorsVault.com ou na Biblioteca do Congresso americano, mas é altamente recomendável quando for começar a fazer um amplo marketing de um projeto original.

O que é mais comumente usado é o registro com a data carimbada do CreatorsVault.com como prova da criação. Você irá receber um “Número CV” instantâneo quando registrar online, e, em seguida, um certificado por e-mail.

Registre a primeira versão original de qualquer projeto, e guarde ali as versões de cada revisão posterior.

CreatorsVault.com

Biblioteca do Congresso americano (ou vá diretamente no escritório de Copyright)

PleaseRegisterPOR FAVOR, REGISTRE

Está claro que o texto acima faz muita propaganda do tal CreatorsVault, mas você também pode registrar o seu trabalho na Biblioteca Nacional brasileira, e no Writers Guild of America. Mas olha só o texto do WGA sobre o registro de ideias de Reality e Game Shows:

Escritores de Reality & Game Shows

A fim de garantir salários e benefícios justos para todos os escritores, o número crescente de programas de reality e game shows precisa ser protegido por contratos com o WGA. Escrita fora do sindicato afeta toda a indústria, desvalorizando os salários e os benefícios de todos os escritores.

Reality Shows

A explosão da programação de reality shows tem levado a mais e mais companhias produtoras a empregar escritores sem as proteções do contrato com o Writers Guild. Grandes companhias produtoras evitam fornecer os benefícios padrões da indústria – inclusive pensão e assistência médica, compensação justa, créditos precisos de escrita, e muito mais.

Game Shows (Programas de Jogos)

Apesar de no passado muitos game shows terem sido protegidos por acordos com o WGA, as redes televisivas estão agora categorizando os programas de jogos como “realidade” e produzindo-os fora do sindicato. Programas como Hollywood Squares, Let’s Make a Deal, e Star Search já foram protegidos por um contrato do WGA. Atualmente o American Idol, Deal or No Deal, e The Price Is Right são produzidos fora do sindicato e os escritores destes programas não estão recebendo assistência médica, pensão, e outros benefícios padrões protegidos por um contrato do WGA.

caneta night_writer 

Estão vendo? Até nos EUA os escritores desses programas estão se dando mal. Quem se dão bem são as redes de TV e as grandes companhias produtoras desses programas, elas faturam os tubos!! Mas espero que tenha dado para ter uma ideia de como andam as coisas, e os modos de proteger o seu trabalho da melhor forma possível.

dentist

“Não importa o que aconteça, sinta-se bem.”

Boa escrita pra você hoje!! :mrgreen:

Anúncios

12 Comentários

  1. muito esclarecedor este post valéria! como escrevi ontem, não tinha ideia que minha dúvida renderia assunto ao blog e um assunto bastante abrangente!… eu entendo assim, se você pensa em ser um roterista profissional, tem que pensar como um profissional também, conhecer leis que assegurem seus direitos e como você deve proceder, sem invadir ou ferir o espaço do outro, como em qualquer outra categoria profissional… já visitei outros sites da área e existe até um sindicato dos roteiristas aqui no brasil e isto é formidável! mas o mais importante,quando houver dúvida,é buscar se esclarecer antes de agir.

    Comentário por januária — 19/04/2010 @ 20:32

    • Oi-oi, Januária!!

      Você está certíssima, a gente tem de se cercar de todos os lados senão o pessoal explora nosso trabalho mesmo! E foi bom você ter lembrado do Sindicato dos Roteiristas, eu já tinha visitado o site, mas esqueci de pesquisá-lo para esse assunto. Dei uma olhada na parte de direitos autorais e não encontrei nada específico sobre reality shows e game shows. Acho que aqui esse tópico ainda não foi bem regulamentado para os roteiristas.

      Ah, e você já abriu a caixa de Pandora!! 😆 Ainda esta semana vou postar outros textos sobre esses assuntos! Eita, quem mandou? 😆

      Beijos, Januária, e obrigada mesmo por tudo!! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 20/04/2010 @ 10:31

  2. mas é assim mesmo, o mundo da criação é gostoso de se lidar, mas como você disse uma vez, é necessário termos os dois pés no chão, pois existe gente, nesse meio, que não vê as coisas tão romanticamente assim, é um negócio como outro qualquer, portanto, devemos ficar sempre atentos e o mais informados possíveis…

    Comentário por januária — 21/04/2010 @ 20:56

  3. Bom Dia, Alguem saberia me dizer, se eu posso e como devo proceder.Tenho uma ideia brilhante para EMPRESA DE SOFTERS DE GAMES,e esta ideia seria para criar games onde envolve nosso pais Brasil, mas eu só tenho a ideia, gostaria de poder me proteger e registrar esta ideia e possivelmnte negociar com empresaS da ramo.Isto é possivel?

    Comentário por Laercio — 06/10/2010 @ 11:13

    • Olá, Laercio, seja bem-vindo!

      Eu realmente não sei responder a sua pergunta. É preciso pesquisar no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional. Se você quiser, pode ligar para lá no horário comercial (das 10 às 16h) para tirar diretamente a sua dúvida: tels. 2220-0039 / 2262-0017, ou pelo e-mail: eda@bn.br.

      Um abraço, e boa sorte e muito sucesso em seu trabalho de criação de games!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 06/10/2010 @ 12:16

      • Obrigado Valeria…..Por sua atençao!
        Abs

        Comentário por Laercio — 23/10/2010 @ 17:17

  4. Valeu Valéria……Vou por esse caminho mesmo…Muito obrigado!

    Comentário por Laercio — 23/10/2010 @ 17:14

  5. Boam Dia;
    Nesse mundo capitalista em que viviemos. Confiar em alguém é um grande risco. Estão qual seria o melhor caminho para proteger,Uma ideia revolucionária? que pode ajudar diretamente e imediatamente. milhares, milhões de Pessoas…

    Quais são as empresas sérias do ramo? Que posso pesquisar. e só depois estabelecer contato.
    Aguardo Maiores infor; Att Garcia

    Comentário por ED.GARCIA — 28/02/2011 @ 02:53

    • Olá, Ed,

      Creio que você não esteja falando de roteiros de filmes mas de uma invenção ou descoberta científica, não é isso? Neste caso eu não sei bem qual a melhor forma de proteger sua ideia, você deve procurar escritórios de patentes, aqui e nos EUA, para descobrir como são registradas as patentes na área em que você atua.

      Desculpe não poder ajudá-lo mais, meu conhecimento aqui restringe-se a roteirismo.

      Um abraço e boa sorte, Ed.
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 28/02/2011 @ 10:34

  6. Olá! Já registrei algumas músicas, mas dessa vez almejo registrar um Reality Show, e futuramente roteiros para filmes. Bom, mas vamos por parte, gostaria de saber alguns detalhes quanto ao registro do Reality Show, até o momento iria escrevê-lo e enviar para a biblioteca nacional com os devidos formulários e requerimentos, e assim que o comprovante de registro chegar pretendo enviar a idéia para um canal televisivo. Mas, é quanto à isso que desejo saber, se estou fazendo da forma correta.

    obrigado!

    Comentário por Mikael — 04/03/2011 @ 16:02

    • Olá, Mikael!

      Olha, eu confesso que nunca escrevi nem registrei um Reality Show, portanto não posso afirmar com certeza, mas acho que você está fazendo tudo certo. Eu registraria também no WGA antes de enviar para as emissoras, só pra garantir mais.

      Um abraço, Mikael, e bom Carnaval! =)
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 04/03/2011 @ 16:12


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: