Dicas de Roteiro

11/04/2010

Sem Desculpas (1)

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:30
Tags: ,

Olá! O texto de hoje foi tirado do blog Time To Write, de Jurgen Wolff e chama-se Segunda-feira Sem Desculpas 7: “EU NÃO SEI COMO COMEÇAR!” (eu gostei muito dessa ideia dele):

quebracabeca

Se você já viu algum filme retratando um escritor, provavelmente teve a impressão de que os autores se sentam em frente à sua máquina de escrever (se for um filme antigo) ou computador, franzem a testa por um momento, e então começam a digitar.

Dissolve lentamente para algumas semanas mais tarde e eles puxam a última página de sua máquina de escrever (muito mais dramático do que imprimi-la…) e está feito.

Próxima parada: sessões de autógrafos, fama instantânea, e dinheiro, dinheiro, dinheiro!

Se fosse assim.

Uma falácia nessa versão é que isso é fácil, outra é que você tem de começar na página um, e a terceira é que tudo é um processo suave.

Vamos nos concentrar naquela página um por um momento, porque é isso o que derruba um monte de aspirantes a escritores. Eles olham fixo para a primeira página em branco, e ela olha de volta para eles… eles olham para ela… ela olha de volta.

A página em branco geralmente vence.

Aqui está a solução: Você não tem de começar na página um.

Você pode começar em qualquer lugar.

Se você ainda não sabe como será a sua cena de abertura, mas sabe que em algum momento haverá um confronto entre dois personagens, escreva isso. Então descubra o que teria acontecido imediatamente antes disso, ou o que irá acontecer logo após isso, e escreva essa cena.

Eu chamo isso de Escrita de Quebra-Cabeças. Você começa com qualquer peça e vai acrescentando outras.

quebra-cabeca

Quando você esgotar as cenas adjacentes, pegue outra parte da história que você saiba que quer incluir e repita o processo.

Eventualmente você terá peças suficientes para que a coisa toda se encaixe numa bela história completa. Provavelmente você precisará fazer alguma reescrita pra suavizar as partes onde elas se encaixam, e está tudo bem.

Daí você pode se preparar para as noites de autógrafos e o dinheiro (nós esperamos).

Então – por onde começar?

Em qualquer lugar.

Apenas comece.

Your Writing Coach Jurgen Wolff tem um livro à venda na Amazon que se chama Your Writing Coach.

jigsaw-puzzle-quebra-cabeça

Boa escrita 💡 e até mais!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: