Dicas de Roteiro

06/04/2010

Escreva Todos Os Dias

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 09:14
Tags: , ,

Olá! O artigo de hoje chama-se "Como Escrever Todo Dia Lhe Mantém Escrevendo… Todo Dia!", e foi escrito por Dana Mitchells para o site Writing World:

Relógio em leque

“Escreva todo dia”. Este é um conselho comum entre escritores. Ainda assim, alguns deles podem se perguntar se isso realmente vale o esforço. Fatores como bloqueio de escritor ou horários agitados podem tornar difícil para uma pessoa encontrar tempo para escrever todo dia.

Escrever diariamente, entretanto, faz mais do que simplesmente instilar a disciplina para escrever à vontade, ao invés de somente quando a inspiração vier de repente. Isso oferece vários outros benefícios muito importantes:

Encoraja a Sua Criatividade. Após escrever todos os dias por uma semana ou duas, você descobrirá a sua criatividade começando a florescer. Ideias surgirão do nada. Qualquer coisa, de um artigo de jornal a uma foto, irá lhe inspirar. O seu eu criativo irá se sentir mais confortável ao ter a permissão de sempre produzir qualquer ideia, não importando o quão pequena ou obscura ela seja. Exercitar o seu músculo criativo permite que ele se torne mais forte do que nunca antes.

Aumenta a Sua Confiança. Muitos escritores lutam para escrever uma única palavra. Medo de rejeição, escrita pobre e perfeccionismo podem ser paralisantes. Ao invés de lidar com esses medos, alguns escritores escolhem não escrever de jeito nenhum. Alguns escrevem apenas quando estão inspirados. Mas bons escritores não contam com a inspiração para ajudá-los a superar estes medos. Eles contam consigo mesmos.

Escrever alguma coisa todo dia, não importa o quão pequena, irá ajudá-lo a superar estes medos. Irá compelir a sua confiança a aumentar gradativamente, porque cada dia em que você realmente escreve alguma coisa é um dia em que você encarou os seus medos. Cada dia que você escreve ajuda-lhe a provar para si mesmo que você não precisa de inspiração para começar. Ajuda a lhe dar a confiança de que você é um escritor que pode escrever qualquer coisa que queira, a qualquer hora que quiser.

Permite-lhe fazer experiências com a sua capacidade de escrever. A maioria dos escritores geralmente adota apenas uma forma de escrita: ficção, não-ficção, letras de canções, roteiros, livros para crianças ou livros de negócios. Escrever todo dia lhe dá a oportunidade de alongar os seus músculos de escrita ao tentar algo diferente. Se o seu tempo é limitado, tente escrever um poema ou uma canção. Se você geralmente escreve artigos de revistas, tente um conto ou uma dissertação, que geralmente irão exigir menos pesquisa do que você está acostumado. Se você escreve romances, dê uma pausa no seu trabalho-em-desenvolvimento e teste as suas habilidades num artigo técnico, verso de cartão de felicitações, ou um conto curto. Se você estiver esperando pela resposta de uma carta para o editor/produtor, gaste esse tempo pesquisando sinopses ou praticando entrevistas.

Ajuda a Superar o Perfeccionismo. Não caia na armadilha de pensar que, apenas com pouco tempo disponível para escrever a cada dia, você deveria tirar o “máximo” dele e escrever apenas o seu melhor trabalho. Nenhum escritor consegue escrever algo digno de um Prêmio Pulitzer todo santo dia. Pode ter certeza, haverá dias em que tudo o que você escrever será uma mixórdia de palavras confusas e contos que carecem de cada um dos elementos de ficção necessários. Estes episódios de “escrita pobre” não são momentos desperdiçados. Em vez disso, o próprio fato de você estar de qualquer modo escrevendo alguma coisa é um lembrete de que está disposto a escrever mesmo quando a sua criatividade está no seu nível mais baixo. Você está escrevendo, mesmo se o que você escreve permanecer escondido na gaveta de sua escrivaninha, ou for direto para a lixeira. Não deixe o perfeccionismo ficar no caminho do seu desejo de escrever alguma coisa! Embora o perfeccionismo lhe impulsione a escrever bem, ele também pode atrapalhar o seu desejo de criar ao convencer-lhe de que tudo o que você cria precisa ser de “valor”. Na realidade, cada coisinha que você escreve tem valor, porque é seu, e é a sua prova de ter superado os seus medos.

mente vazia

Combate o Bloqueio de Escritor. O bloqueio de escritor é outro motivo pelo qual um escritor pode se descuidar de escrever a cada dia. Embora este problema possa ser incapacitante, ele não é impossível de se curar. Eu já ouvi muitas dicas sobre como combater o bloqueio de escritor, e aqui estão algumas que eu achei mais úteis:

  • Leia artigos sobre escrita. Eu normalmente leio um artigo sobre escrita todo dia, geralmente na Internet. Eu então escrevo a minha própria versão do artigo, os meus pensamentos sobre ele, ou uma carta ao editor dizendo como o artigo me ajudou. Por exemplo, eu li um artigo sobre cinco coisas que um empreendedor pode fazer para ter uma presença mais forte na Internet. Eu transformei isso nas cinco maneiras que a escrita ajudou a minha vida, cinco maneiras de combater o bloqueio de escritor, as cinco obras com conselhos de escrita que me ajudaram etc.
  • Escreva livremente. Apenas sente-se e escreva qualquer coisa que lhe venha à mente. Descreva o cômodo em que você se encontra, o edifício, as roupas que você está vestindo, o clima de hoje. Faça uma lista de coisas de que você gosta, livros que você leu, ou uma mistureba de palavras rimadas. Tente sessões cronometradas de escrita livre.
  • Mantenha um diário. Você pode fazer um diário de qualquer coisa mesmo: Escrita, rastrear trabalho freelance, registrar a sua vida diária, escrever os seus pensamentos, ideias sobre como criar filhos etc. Eu mantenho um caderno à mão para escrever as minhas ideias e outro para manter um registro de meu trabalho freelance.

Escrever todo dia instila no escritor a disciplina de escrever quando tem vontade. Ajuda a desenvolver a criatividade e a habilidade. Ajuda os escritores a superarem seus medos de escrever mal (e, portanto, de “perder tempo”). Quanto mais você flexionar os seus músculos e fortalecer o seu vocabulário, mas forte a sua escrita será, e mais forte a sua confiança em sua escrita se tornará!

Dana Mitchells, 2004

» Dana Mitchells é o pseudônimo na Internet da escritora Dawn Colclasure. Visite o site dela em: http://dmcwriter.tripod.com/

computer_repairCONSERTO DE COMPUTADORES

“Está funcionando bem comigo – ele não deve ter nenhum respeito por você.”

Viu? Por isso é que eu sempre falo “Boa escrita” todo dia!! É para ser TODO DIA mesmo!! :mrgreen:

Boa escrita para você HOJE! De novo!! 😀 Inté!

Anúncios

2 Comentários

  1. Adorei seu artigo, foi muito estimulante. Vou seguir suas recomendações: produzir um texto – sem medo de não ser o supra sumo da parafuseta – diariamente.
    abçs
    Sandra Martins

    Comentário por Sandra Martins — 10/04/2010 @ 20:14

    • Olá, Sandra! Seja muito benvinda!

      Que bom que você gostou. Se este blog estiver ajudando alguém a sair das intenções e colocar pra fora todo o talento, ideias e inspiração reprimidos, eu já estarei no sétimo céu de tão feliz!! 😀 😀 😀

      Manda ver, porque o Brasil e o mundo precisam de gente criativa botando a mão na massa!!
      Ah, e adorei o termo “supra sumo da parafuseta”, foi genial!! :mrgreen: 😆

      Um super abraço, e por favor, volte sempre contando-nos como vai a sua escrita!! 😀 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 11/04/2010 @ 08:13


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: