Dicas de Roteiro

31/03/2010

5 Modos de Superar o Bloqueio Criativo

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 02:51
Tags: ,

Este artigo foi tirado do site Ezine @rticles, e foi escrito por Sarah Beek:

Muitos mecanismos de combate aos bloqueios criativos são um desperdício de tempo. Você checa o seu e-mail, e então checa-o novamente, perde tempo em sites de mídias sociais ou obcecado com o seu web analytics. Por que nós fazemos isto? Pode ser útil chegar à raiz de seu bloqueio criativo para que você possa criar uma tática apropriada de combate a ele.

calvin_haroldo

Problema: Tédio

Tédio em relação a um projeto pode ser proveniente de superexposição, ou poderia significar que você está dirigindo-se para a direção errada num projeto ou numa ideia.

Solução: Escreva

Escreva a sua ideia de todos os ângulos possíveis e preencha folhas de papel com ela. Assegure-se de escrever qualquer coisa que esteja lhe incomodando, ou que esteja ficando em seu caminho. Escrever suas ideias ajuda a manter a sua mente livre.

Problema: Negatividade

A negatividade é um mau hábito, e se este é um dos seus, então você precisará reconhecê-lo e tratar dele. Mas crie coragem: admitir que você tem um problema já é metade da batalha ganha.

Solução: Música

Descubra alguma música de que você goste e ponha-a para tocar. Música pode ajudar a levantar o humor mais rápido do que praticamente qualquer outra coisa.

musica

Problema: Hábitos de Auto-Boicote

Hoje em dia existem tantas distrações para impedir o trabalho de ser feito que você só tem de escolher uma. Transtorno Obsessivo-Compulsivo de surfar na Internet? Junk food? Comprar online coisas de que você jamais precisaria?

Solução: Dê Um Passeio

Algumas das melhores ideias surgem quando você está em movimento e focando em algo além do fato de que você não consegue ter foco. Exercício faz o seu sangue circular e o seu coração bombear, e logo você estará pronto para trabalhar e produzir rapidamente aquela obra.

Problema: Preguiça

Escrever e executar uma ideia é um trabalho duro. Mas pode ser uma boa notícia (de um jeito estranho) descobrir que você não está bloqueado, apenas preguiçoso. Isto significa que você pode fazer algo a respeito!

preguiça

Solução: Pesquise

Esta pode ser complicada. A chave para esta solução funcionar é fazer pesquisa focada, não só aquele surfe aleatório na Internet que você chama de pesquisa. Se você achar inspiração em livrarias, ou no dicionário, procure lá.

Problema: Orgulho

Orgulho pode basicamente ser definido como deitar em seus louros. Se você já fez alguma realização significativa, pode ser fácil demais só se recostar e reler os elogios que você recebeu. Mas não recoste-se para gozar da glória se você não está nem perto de terminar!

Garfield

Solução: Vá Trabalhar

Se você está apenas procrastinando, então tem de se forçar a simplesmente parar. Inércia é quando um objeto em repouso permanece em repouso. Então mova-se, e experimente o outro lado, o lado mais produtivo da inércia!

inércia Boa escrita hoje! Ação!

Anúncios

2 Comentários

  1. muito interessante, mas botar em prática não é muito fácil quanto parece, enquanto está apenas parado pensando, e lendo você cria gás, mas na hora de colocar em prática poucas pessoas conseguem, é como dizia freud “o pensamento é o ensaio da ação” entao se pensou, se esforçe para por em prática, não perca tempo.

    Comentário por jefferson — 31/05/2010 @ 16:10

    • Olá, Jefferson, seja benvindo!

      De fato, é muito mais fácil falar do que fazer, senão nem seriam necessários tantos livros, artigos e textos motivacionais para incentivar as pessoas a se mexer, não é verdade? Eu mesma também tenho de me esforçar diariamente para botar em prática aquilo a que proponho, com a finalidade de realizar os meus sonhos e anseios. É uma luta, mas acho que a vida é assim mesmo, para todos.

      Gostei da frase que o nosso amigo Ewerton postou no blog dele: “Quando você quer algo que nunca teve, tem de fazer algo que nunca fez.” Simples, direta e profunda! Uma lição de vida em poucas palavras!!

      Muito obrigada pela visita, Jefferson, um grande abraço e volte sempre!! 😀
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 03/06/2010 @ 11:09


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: