Dicas de Roteiro

28/03/2010

O Que Fazer Com Um Argumento de Um Roteiro

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:13
Tags: ,

Oi, pessoal! Hoje teremos dois artigos em um. Ambos têm o mesmo título (igual ao do post) e foram tirados do mesmo site, Helium. O primeiro é de autoria de Paul Lines:

Porta canetas

Sempre que um roteiro, ou na verdade qualquer outro projeto de escrita, tenha sido completado, é de minha opinião ser uma boa ideia preparar um argumento para ele. Existe um número de razões para isto:

a) Companhias produtoras geralmente são muito ocupadas. Assim, eles talvez só tenham tempo de ler uma pequena parte de seu roteiro. Geralmente eles irão fazer isto para averiguar se você tem as habilidades necessárias para ser um roteirista bem-sucedido. Um argumento enviado junto com o roteiro irá dar à firma uma ideia melhor do projeto em si.

b) Muitas companhias insistirão em que você envie primeiro uma ideia básica do projeto, ao invés do manuscrito completo. Isto permitirá ver se ele se encaixa no gênero em que os negócios deles estão focados naquele momento. Isso reduz o tempo que precisam gastar na avaliação.

c) Se o argumento for preparado antes de você começar a escrever o projeto, ele irá servir como um guia e um lembrete de para onde a história está indo, o que é uma boa disciplina para o autor. Entretanto, lembre-se de que ela pode mudar ao longo do caminho.

Como você pode ver, muitas coisas podem ser feitas com um argumento de um roteiro.

=============

apontador_noiva_do_Chuck

Apontador de lápis para crianças (e escritores) com tendências psicopatas

O artigo a seguir já é de autoria de Scott Manville. Este texto é na verdade uma propaganda de uma firma, um site, que cobra uma taxa para você publicar ali as suas ideias, argumentos ou roteiros, mas serve de exemplo para as pessoas que gostariam de saber como vender os seus argumentos para Hollywood. Não estou pessoalmente indicando esta firma para ninguém, até porque não a conheço. Só sei que existem dezenas de outras iguais a ela anunciando seus serviços por todo lado na internet, portanto aconselho aos interessados fazerem uma pesquisa aprofundada antes de contratá-la, verificando se os valores ($$$) cobrados são justos, e se a firma é idônea. Vamos a ele:

Eu trabalhei por 7 anos como o executivo de desenvolvimento principal de um dos maiores filmes de Hollywood. Eu posso lhe dizer por fato que ideias escritas apenas no formato de argumento são compradas e desenvolvidas todos os dias. Você não precisa ter um roteiro completo para arranjar um contrato para aquele grande conceito que você criou.

Escrever um argumento que seja bem desenvolvido e tenha um gancho original pode fazer muito por sua carreira. Um produtor pode fazer uma “opção” pelo seu conceito e então ir trabalhar, embrulhando-o para a venda para uma rede de televisão ou um estúdio. Parte do processo, mesmo a nível de estúdio, é vincular Escritores e Show Runners (Produtores) ao projeto para uma produção material real.

The Television Writers Vault [N.T.: Caixa-forte dos Escritores de Televisão] foi desenvolvido como uma fonte que é usada por companhias produtoras e redes de televisão à procura de novos conceitos e roteiros, de escritores novos ou estabelecidos. Um Escritor pode arquivar o seu argumento ou projeto para ser avaliado por companhias que estão sob um acordo de não-divulgação, e conseguir uma prova eletrônica efetiva da avaliação sempre que o projeto for analisado.

Projetos têm sido vendidos via TV Writers Vault, e centenas de Escritores estão fazendo novos contatos diretos com Produtores para os quais eles agora podem tentar vender diretamente, porque o seu material foi examinado no TV Writers Vault.

Um serviço inestimável para um negócio difícil. Construído por profissionais da indústria, usado por profissionais da indústria.

Conte o conceito e o argumento de sua história em The Television Writers Vault.

Smut 1

Smut 2

É isso por hoje. Espero que tenha sido elucidativo. Muitos afirmam que essas firmas são todas caça-níqueis, portanto é melhor tomar cuidado! Se existem pessoas que realmente vendem seus roteiros e ideias através delas, isso é um mistério para mim. É bom sempre desconfiar de todo e qualquer tipo de propaganda, e procurar saber, antes de tudo, como foi a experiência de outros que as experimentaram.

Boa escrita para você, boa sorte e até!

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: