Dicas de Roteiro

18/03/2010

Apresentando Os Seus Personagens

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 08:51
Tags: , ,

O artigo de hoje, cujo título é o mesmo do post, também é do site The Screenwriters Homepage, escrito por Brad Mirman. Eu já estou acabando de traduzir este finado site, assim ele terá uma sobrevida, pelo menos em português. E eis a foto de Brad aí em baixo! Essa é a primeira vez que eu vejo a cara dele!

Na primeira vez em que os seus personagens são apresentados o leitor deveria imediatamente ser capaz de ter uma percepção do tipo de pessoa que você está criando. Isto não é feito apenas na descrição, mas nas próximas poucas cenas que seguem à apresentação deles.

Se lemos 10 páginas e não conseguimos compreender a que os personagens vieram, então o escritor não fez bem o seu trabalho. Isto é feito através da primeira apresentação narrativa e do diálogo que vem em seguida.

Em minha própria escrita eu sempre tento dar aos leitores tanta informação quanto eu puder, para que eles tenham uma ideia do personagem. Para ter um exemplo disso, você pode ler as apresentações de Rebbeca Carlson, Sattler — Frank e Sharon Dulaney do filme Corpo Em Evidência (Body of Evidence, 1993).

Brad é o autor do roteiro deste filme. O link lhe levará ao roteiro original, em inglês. Se você preferir, pode ir no site Roteiro de Cinema e ler alguns dos muitos roteiros em português que têm em sua Biblioteca. Ou pode procurar em seu excelente mecanismo de busca por qualquer outro filme que você quiser. Este exercício vale com qualquer roteiro: basta ler as dez primeiras páginas do máximo de roteiros que você puder para ter uma ideia de como os roteiristas apresentam (bem ou mal) os seus personagens. A gente aprende tanto com os acertos, quanto com os erros dos outros.

Boa escrita pra você hoje!

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: