Dicas de Roteiro

17/03/2010

Aviso aos Viajantes

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:47
Tags:

Aqui vai mais um artigo do site The Screenwriters Homepage, escrito por Brad Mirman. O artigo chama-se Aqui Vai Um Bom Conselho (tradução aproximada de A Word To The Wise):

Após ter ficado mais familiarizado com a internet e seus conteúdos, eu senti que deveria dedicar um momento para falar sobre algo que me incomoda. Com cada vez mais web sites lidando com roteirismo e o ramo cinematográfico em geral, sempre existirão aqueles que vão achar um jeito de fazer dinheiro fácil.

Eu tenho certeza de que você já viu vários sites com cores brilhantes, convidando-o para entrar e dar uma olhada. Eles têm o conhecimento. É só você se inscrever e mandar um cheque (ou o seu número de cartão de crédito), que eles poderão lhe ajudar. Bem, eu estou aqui para lembrá-lo que, se parece bom demais para ser verdade, é porque provavelmente é.

Existem sites onde as pessoas vão ler os seus roteiros e lhe mandar comentários por umas poucas centenas de dólares. Existem sites onde as pessoas vão ler e reescrever o seu roteiro por umas poucas centenas de dólares. Existem sites onde as pessoas vão levar o seu roteiro para as pessoas certas… por umas poucas centenas de dólares.

Olha, eu não estou falando de escolas de cinema e instituições oficialmente reconhecidas. Elas servem a um propósito genuíno e são especializadas nos cursos que ensinam. Eu estou falando desses sites suspeitos e anúncios de revista tipo mande-nos-a-sua-grana-que-lhe-faremos-famoso.

De qualquer modo, após ver alguns desses sites eu comecei a pensar: quem são essas pessoas e o que as qualifica para fazer isto? Eu entrei em vários sites onde eles se oferecem para reescrever o seu roteiro por umas poucas centenas de dólares e procurei no IMDB (Internet Movie Database) os nomes deles, para ver os seus créditos de escrita.

O que eu de fato encontrei? Nada. Nadinha. Neca de pitibiriba. Em resumo, eles não tinham nenhum crédito de escrita que eu pudesse achar.

Quero dizer, se você estivesse levando o seu carro para o conserto, para quem você o levaria? Para um mecânico que tem trabalhado com carros por muitos anos e ganha a vida fazendo isso, ou para alguém que nunca viveu de consertar carros? O meu ponto é: a maioria dessas pessoas que anunciam interessadas no seu dinheiro não são mais bem-sucedidas do que você. Realmente me aborrece quando eu vejo todas essas pessoas tentando se fazer em cima das esperanças e dos sonhos dos outros. Eu sei o que é ser um escritor batalhando na dureza, tentando fazer com que o seu material seja lido para conseguir entrar no ramo. Eu não conheço nenhum escritor bem-sucedido que jamais tenha pago algo para alguém para ir a lugar algum.

Se você tem talento e determinação, as portas se abrirão.

Boa escrita para você! Inté!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: