Dicas de Roteiro

16/03/2010

Teste Os Seus Conhecimentos – Respostas Explicadas

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 07:08
Tags: ,

Olá! Ontem eu não consegui postar o teste do jeito que eu queria porque, apesar do WordPress.com ser um dos melhores sistemas de gerenciamento de blogs, ele tem muitas limitações em relação aos widgets que podemos colocar nele, pois ele não aceita Javascript nem Flash (apenas os dos sites afiliados). Por este motivo eu não consegui postar o teste dentro do próprio blog, e não pude diagramá-lo do jeito que eu queria.

Mas agora aqui vão as respostas mais elaboradas dadas por Brad Mirman para este teste. Eu vou escondê-las num link para que quem estiver chegando agora não perca a diversão por lê-las sem querer antes de fazer o teste. Todo o texto é de Mirman, exceto o que está entre parênteses, com a notação N.T. (Nota da Tradutora), ok?

Clique no link a seguir para ver as respostas!

Estas questões são projetadas para ver o quanto você sabe sobre roteirismo, assim como as gírias dos estúdios em relação à escrita de roteiros. Divirta-se.

1) Quantas páginas um roteiro deve ter?

120 páginas é o padrão da indústria.

2) Quantos atos um roteiro possui?

Possui três atos. (N.T.: Este é o padrão mais básico, mais conhecido em Hollywood, porém existem algumas variações. Você também pode ter quatro ou cinco atos, mas isto é mais utilizado em histórias mais longas, não em roteiros de 120 páginas. Já os filmes com sete atos são específicos para serem produzidos para a TV).

3) O que são pontos de virada?

Eles giram a história em outra direção totalmente diferente.

4) O que um produtor ou executivo quer dizer com ‘descamar a cebola’?

Ele quer examinar mais profundamente a história.

5) O que se quer dizer com Arco do Personagem?

As mudanças que um personagem sofre do começo ao fim de um roteiro. (N.T.: Por exemplo, a Jornada do Herói, que já analisamos neste blog).

6) Aproximadamente, onde os pontos de virada deveriam aparecer?

No final do primeiro e do segundo ato. Estes são os pontos que dão uma virada na história. (N.T.: Novamente, este é  o padrão básico, que é ensinado por gurus de roteiro como Syd Field e Robert McKey. Mas estes são os pontos de virada imprescindíveis. Você pode colocar muitos outros além desses em seu roteiro, lembrando sempre que se você tiver mais pontos de virada, além de tornar a história mais movimentada e surpreendente, isso pode também confundir o espectador se não ficar bem claro o que está acontecendo).

7) Em geral, qual deveria ser a maior duração de uma cena?

Três páginas. Nota: Eu já escrevi cenas que cobriam 7  páginas, e acredito que uma boa cena seja uma boa cena (sic), mas na maioria das vezes, elas não deveriam passar de 3 páginas. (N.T.: Nós já estudamos isto em outro post, e vimos que este número é muito subjetivo. Mas o padrão “oficial” é de no máximo 3 páginas mesmo).

8 ) O que quer dizer ‘spec script’? (N.T.: Roteiro de Especulação)

Um roteiro que você escreve por conta própria e envia para os estúdios. O motivo dele se chamar spec (speculation) script é porque você está especulando se ele será vendido ou não.

9) O que significa ‘Tempo’?

O ritmo de sua história.

10) Se lhe dissessem que você ‘deixou baixar a cortina cedo demais’, o que isto significaria?

Você mostrou ao público alguma virada da história cedo demais.

11) Qual é o melhor modo de entrar em Hollywood?

Continuar escrevendo e deixar o seu trabalho falar por você. Ser persistente é uma coisa boa… mas apenas se você tiver um trabalho em que se apoiar.

12) (V.O.) significa…

Voice Over para as falas em que o personagem não está na cena. (N.T.: É muito usado, por exemplo, em narrações. O personagem não apenas não está sendo visto como não faz parte da cena).

13) Se um personagem estiver falando mas não estiver na cena (está falando de outro ambiente), qual descrição você usaria? (N.T.: Na pergunta do quiz ele não colocou estes parênteses, que fazem toda a diferença. Infelizmente não dá para corrigi-lo sem deletar todos os testes já feitos).

O.S. significa Off Screen (fora da tela). O ator está na cena, mas não aparece na câmera. (N.T.: Como em cenas de telefonema em que ouvimos a voz do personagem conversando com outro, mas ele não aparece. Também utiliza-se O.C. = Off Camera).

14) O que está errado a seguir: Extremo CU em BILL enquanto ele anda em direção à casa. A CÂMERA SE AFASTA enquanto dá uma PANORÂMICA em FRANK. Ao fundo nós ESCUTAMOS ‘THE TRILL IS GONE’ de B.B. KING. Nós ENTRAMOS na casa. (N.T.: No programa que eu usei para o quiz eles cortaram o final desta pergunta, pois o número de caracteres deles é limitado – só descobri isto mais tarde).

Direções demais, ponto. Usar direções de cena e de câmera demais é sintoma de escritor inexperiente — além do quê, o diretor iria lhe matar.

É só isso. Espero que você tenha se divertido e aprendido mais um pouquinho. Daqui a uns quinze dias eu devo postar outro quiz (até lá tentarei encontrar um outro programa melhor!).

Palhaçada! (Reparou?)

Uma ótima escrita para você hoje!


Anúncios

2 Comentários

  1. Errei 3 perguntas no teste, mas lendo as respostas só consegui identificar uma:

    6) Aproximadamente, onde os pontos de virada deveriam aparecer?

    No final do primeiro e do segundo ato.

    Eu respondi que a virada acontecia apenas no final do segundo ato.
    Aguardo ansiosamente mais quiz 😉

    Comentário por Ewerton — 20/03/2010 @ 17:07

  2. Oi, Ewerton!

    Valeu pela força!! Já comecei a pesquisa, tanto em termos de programas quanto em termos de conteúdo! Você não perde por esperar!

    Obrigadão mesmo! 😀 😀 😀
    Um grande abraço,
    Valéria Olivetti

    Comentário por valeriaolivetti — 20/03/2010 @ 17:24


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: