Dicas de Roteiro

23/02/2010

Escrevendo Sci-Fi – Parte 4

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 21:33
Tags: ,

Hoje eu postarei um artigo de um autor anônimo para o site eHow chamado Como Escrever Um Livro de Ficção Científica. A maioria das dicas se aplicam diretamente a roteiros, e as outras podem ser facilmente adaptadas (eu colocarei as adaptações em parênteses e em itálico para facilitar). Vamos a ele:

OS HUMANOS ESTÃO ENTRE NÓS

Introdução:

Ficção Científica, mais comumente chamada de sci-fi, é um dos gêneros mais populares da literatura (e do cinema), abarcando uma ampla gama de ideias e estilos de escrita. A ficção científica, infelizmente, tem ganhado a reputação de ser dirigida a garotos adolescentes, mas a verdade é que qualquer um pode se divertir com ela, independentemente de idade e nível de estudo. Se você quer escrever um livro (ou roteiro) de sci-fi, comece com o pé direito preparando-se apropriadamente.

Instrução:

1- Invente as regras do seu universo. Como escritor de sci-fi, você precisará pensar sobre coisas que os escritores de ficção realística não precisam pensar — como quais os tipos de leis físicas que governam o seu mundo imaginário. Por exemplo, viagens no tempo são possíveis? Os personagens podem ler os pensamentos uns dos outros? Os veículos conseguem viajar à velocidade da luz? Parte da diversão (e desafio) de se escrever um livro (ou roteiro) de sci-fi é amarrar esses detalhes.

2- Pense num enredo que envolva o universo fictício que você imaginou. As chances são de que a história comece a se revelar sozinha enquanto você define as engrenagens do mundo em que os seus personagens irão habitar. Muitos livros (e roteiros) de sci-fi envolvem algum tipo de busca — um herói precisando salvar um outro indivíduo, ou o próprio universo, da destruição — mas isto não significa que a sua história também tenha de fazer o mesmo.

3- Crie um impulso narrativo. Embora seja agradável gastar tempo demorando-se nos fascinantes aspectos físicos de seu mundo fictício — isso é parte da alegria do gênero de sci-fi — não se esqueça de que os leitores precisam de um motivo para virar a página. Uma história de amor bem elaborada envolvendo personagens cativantes é um dos melhores meios de se alcançar isto, mas quase qualquer situação atraente servirá.

4- Faça a sua pesquisa. Se o seu tema é sobre uma área de ponta como a nanotecnologia, ou se o seu trabalho envolve especulação e teorização científica, tenha certeza de começar com uma base científica sólida antes de expandir as suas teorias. Caso contrário, os leitores (e espectadores) sérios de sci-fi irão menosprezar o seu trabalho. Enredos bem-sucedidos de ficção científica estão firmemente enraizados em uma base verdadeira, e extrapolam a partir daí.

5- Tire vantagem das comunidades de escritores de ficção científica online, para apoio e dicas enquanto você trabalha. No site eBookCrossroads.com tem um banco de dados com links úteis para escritores de sci-fi, inclusive de workshops e sites para pesquisa.

6- Cheque os livros de “como fazer”, escritos por escritores veteranos de sci-fi, que lhe guiam através dos aspectos práticos do processo de escrita. Entretanto, tenha certeza de adaptar qualquer conselho ao seu estilo individual. Dois desses livros são: “How to Write Science Fiction & Fantasy”, de Orson Scott; e “How to Write Tales of Horror, Fantasy and Science Fiction”, de J. N. Williamson, ambos disponíveis no site da loja virtual Amazon.

7- Leia tanta ficção científica (e roteiros do gênero) quanto puder. Esta é simplesmente uma parte integrante de sua pesquisa. Você precisa saber o que faz uma boa ficção científica antes de poder escrever a sua própria.

8- Revise, corrija, faça cortes e reescreva extensivamente. Peça a um amigo confiável, ou a outro escritor ou editor, que faça anotações críticas sobre a sua história; e incorpore-as.

9- Envie o seu trabalho para tantos editores (ou produtores de cinema) quanto possível. Espere muitas cartas de rejeição, mas não desista.

Dicas e Avisos:

  • Foque em seu estilo de escrita e almeje prosa de primeira qualidade. A Ficção Científica infelizmente ganhou uma má reputação de literatura (e cinema) menor, ou mais barata (pulp), mas isto nem sempre é verdade. Uma boa ficção científica é tão sofisticada quanto qualquer trabalho de ficção literária (e cinematográfica).

Boa escrita para você hoje!

Anúncios

3 Comentários

  1. kra refrescou bastante a minha mente

    Comentário por rafael — 10/08/2010 @ 20:00

    • Olá, Rafael!

      Fico feliz que tenha gostado! 😀

      Volte sempre! :mrgreen:
      Um abração,
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 11/08/2010 @ 09:10

  2. tava com mta duvida,tenho q fazer um trabalho de ingles q eu precisava disso

    Comentário por anõnimo — 28/10/2010 @ 10:23


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: