Dicas de Roteiro

19/02/2010

Lidando Com a Rejeição

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 17:19

O artigo a seguir foi escrito por Jim Kuenzer para o site Helium, e chama-se Como Continuar Escrevendo a Despeito da Rejeição:

Se você estiver se referindo a rejeição de estúdios, companhias produtoras, agências e assim por diante, há várias coisas a se ter em mente. Em primeiro lugar, talvez o seu roteiro esteja sendo rejeitado porque tem um assunto ou tópico que eles já viram antes — ou talvez até estejam produzindo agora. Eu acho que isto é algo que deve fazer você se sentir bem: você está trabalhando com um material que é vendável.

Em segundo lugar, talvez aquilo não seja o que a pessoa para quem você enviou esteja procurando. Se você escreveu um épico de sci-fi e a companhia produtora para quem você o mandou tem dinheiro para patrocinar uma comédia romântica, mesmo que você tenha escrito o maior épico de sci-fi de todos os tempos, eles ainda dirão: “Obrigado, mas não, obrigado”.

Para finalizar, apenas lembre-se de que isto é parte do negócio. Todo mundo é rejeitado. Todo mundo. Há um montão de histórias sobre um roteiro vencedor do Oscar que foi rejeitado por todos os estúdios da cidade antes de alguém decidir se arriscar. Se você for escrever, você será rejeitado. Ponto. Eu duvido que já tenha existido um escritor que tenha vendido a primeira versão de cada roteiro que ele ou ela tenha escrito na vida.

1- Compramos Invenções por 25 centavos

2- Dois meses depois…

Quando você receber aquela carta de rejeição, respire fundo, relaxe e diga a si mesmo que não é nada demais, que não é o fim do mundo. Apenas volte ao seu trabalho, veja o que você pode fazer para melhorá-lo, faça as mudanças necessárias e continue a enviá-lo.

Rejeição não é fatal

Eu também recomendo que você se junte a um dos muitos grupos online de escrita de roteiro. Você apresenta um roteiro seu, as pessoas o lêem e o criticam, e você lê e critica o trabalho dos outros. Isso ajuda de dois modos:

1) Você obtém o conselho de colegas escritores, de modo a aprimorar o seu roteiro, e…

2) Através dos roteiros das outras pessoas, você pode aprender o que funciona ou não, e o que é necessário para melhorá-los.

REJEIÇÃO – Começa desde cedo. Acostume-se!

Boa escrita para você, muita força, e até mais!

1- Rejeição (‘Correios’)

2- Chocolate-terapia

3-Faça birra adequadamente

4- Então… reenvie-o (‘Próximo!’)

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: