Dicas de Roteiro

15/02/2010

Como Dirigir Um Curta-Metragem

Filed under: Direção,Fotografia,Roteiro — valeriaolivetti @ 20:51
Tags: , ,

Como eu prometi hoje mais cedo, agora apresento a tradução livre de um artigo chamado Como Dirigir Um Curta-Metragem, de autoria anônima, para o site eHow. Fazer um curta-metragem envolve as mesmas dificuldades que se enfrenta ao fazer um longa, e é claro que um simples artigo está muito longe de cobrir a imensa quantidade de informações necessárias a esta finalidade. Porém, c0mo dizem, de grão em grão a galinha enche o papo, e de dica em dica a gente chega lá. O importante é conhecer cada vez mais como funciona a engrenagem da indústria cinematográfica, e ser capaz de fazer um roteiro com a qualidade de inspirar e ajudar todos e cada um dos profissionais envolvidos na produção de um filme. Eis o artigo:

Instruções:

1- Você deve começar com um ótimo roteiro. A sua vida será muito mais fácil se você mesmo escrevê-lo, mas se você não for um escritor, contrate um, ou colabore com um amigo para escreverem juntos. Tenha em mente que é duro se destacar num oceano de milhões de curtas filmados todo ano, então mantenha a sua ideia: curta, clara, direta ao ponto e, acima de tudo, original.

2- Uma vez que você já tenha um roteiro em que você acredite, é útil encontrar um produtor para ajudá-lo a concretizar a sua visão. Você pode produzir o seu próprio trabalho, mas é melhor delegar o trabalho administrativo a um produtor, para que você possa se focar no lado criativo da direção. Encontre alguém que possa fazer um orçamento e um plano diário de filmagens para o seu filme, enquanto você se foca na escolha do elenco, no desenho dos cenários e na lista de cenas e sequências a serem filmadas.

3- Uma vez decidido quando e onde você irá rodar o seu filme, decida como você quer filmar e que aparência você quer que o seu curta tenha. Crie um cenário ou trabalhe com um cenógrafo para descobrir qual será a aparência do filme. Para um filme de terror, escolha algo escuro e assustador; para um romance, algo iluminado, excêntrico e com atmosfera onírica. Tenha certeza de transmitir as ideias de seu roteiro através do desenho de seus cenários.

4- Uma vez que você saiba qual é a aparência de seu filme, você precisa trabalhar com o seu Diretor de Fotografia (DF) para decidir como você quer filmar. Você usará tomadas com a câmera na mão para ter uma aparência crua e orgânica? Ou a sua história requer tomadas longas e suaves, que irão ser feitas com um carrinho de dolly? Dependendo da quantidade de dinheiro que você conseguir arranjar, mais opções de brinquedos você terá para brincar. Em um mundo ideal, você teria acesso a uma Steadycam para que o seu DF pudesse filmar conversas fluidas, ou cenas de ação sem precisar cortar para reposicionar a câmera. O mesmo efeito pode ser alcançado através do uso da câmera na mão, ou um fig rig, que é uma base para a câmera que se parece com um volante de carro, e é segurado e operado pelo DF. Também é importante você planejar o seu esquema de iluminação, ou seja, que tipo de atmosfera você quer definir com as luzes.

Uma câmera montada sobre uma dolly e uma Steadycam em ação

Um Fig Rig parado e em ação

5- Por último, mas não menos importante, ensaie com os seus atores. Tendo encontrado as pessoas que tenham a aparência e o sentimento dos personagens, assegure-se de trabalhar com elas o maior tempo possível, realmente ajudando-as a entrar na mente desses personagens. Sugira que elas inventem as biografias de seus personagens, de modo que possam adicionar partes de suas próprias vidas a eles, assim como descobrir coisas sobre os personagens que você e o escritor podem não ter pensado. Invista tanto tempo neste processo quanto possível, para que quando vocês estiverem no set, os atores se sintam confortáveis com os papéis e não desperdicem tempo e dinheiro repetindo tomada após tomada.

Dicas e Avisos:

– Como um jovem cineasta, eu mesmo já estive nesta situação muitas vezes, e o meu melhor conselho para se conseguir um produto final de que você se orgulhe é pensar com dois cérebros. Permita a sua mente criativa voar sem limites o máximo possível, para que o que você produzir se comunique com as pessoas e as surpreenda, fazendo-lhe ser notado. Mas também seja pragmático. Trabalhe dentro de recursos realistas, de modo que você consiga ter o melhor filme possível como resultado do tempo e energia investidos. Além do mais, trate todos de sua equipe com respeito. Você pode ser o diretor, mas todos eles estão trabalhando muito duro, e você não teria um filme sem o trabalho duro e a visão de sua equipe.

– Quando se dirige um curta, o dinheiro é quase sempre um problema, então assegure-se de ser realista. Planeje filmar dentro de seus recursos, e sempre reserve uma verba para gastos inesperados no seu orçamento. Se há chance de algo dar errado, dará errado, e você não quer sacrificar o seu filme por causa de um problema de produção. Também seja realista com o seu tempo: se você tem um roteiro de 10 páginas, não tente filmar tudo em um dia, pois sacrificará a qualidade pela quantidade, e isto simplesmente não vale a pena.

Adoooro o nome deste bloco carnavalesco!!

Aproveitem que o Carnaval está acabando!! Boa diversão e até amanhã!

Anúncios

2 Comentários

  1. Estou estudando Artes Visuais e o Prof: de Cinema pediu um Curta metragem, o grupo é de 5 mulheres e um homen, estou desesperada porque não sabemos nem fazer um roteiro, não sabemos nem como começar!!

    PRECISAMOS DE AJUDA, POR FAVOR!

    E necessário a síntese do roteiro antes dele mesmo

    E agora !!!???

    Sônia

    Comentário por Sônia Maria da Silva Torres — 09/10/2010 @ 16:31

    • Olá, Sônia, seja bem-vinda!

      É muito estranho o seu professor de Cinema pedir que vocês fizessem um curta sem ensinar nada antes! Só de roteirismo há um universo a ser explorado. Eu vou indicar dois livros imprescindîveis para quem está começando: Roteiro – Os Fundamentos Do Roteirismo, de Syd Field, e Story – Substância, Estrutura, Estilo e Os Princípios Da Escrita De Roteiro, de Robert McKee (eu recomendaria ler o do Syd Field primeiro). Para direção, leia o Direção de Cinema, de Michael Rabiger. O livro On Camera, de Harris Watts, também é uma boa introdução ao cinema.

      Um argumento é o termo técnico para a síntese da história que vocês precisam fazer. Como se trata de um curta, o argumento pode ter menos de uma página, escrita em forma de narrativa, sem diálogos. Você não disse quanto minutos o curta teria, se vocês puderem decidir, eu sugiro um curta de uns 5 a 8 minutos, fica mais fácil e vocês podem fazer numa cena só, ou seja, em apenas um cenário. Pense numa piada que você goste, por exemplo. Tente adaptá-la para um cenário que esteja disponível para vocês. Reescreva a piada, adaptando-a, melhorando-a, colocando suas própria palavras nos diálogos. Além de piadas, qualquer situação interessante que algum de vocês tenha passado também serve como base de uma história curta. Apenas lembre-se de que o roteiro deve ter começo, meio e fim. Não adianta apenas apresentar a situação sem dar um fechamento para ela, uma conclusão da história. Sabe aqueles quadros do programa Zorra Total? Feitos apenas em um cenário, com poucos atores e em poucos minutos? Tente se basear em algo assim, para facilitar o trabalho de vocês.

      Para escrever o roteiro no formato certo, use o programa gratuito Celtx. Assim vocês não precisarão se preocupar com a formatação.

      Eu gostaria poder ajudá-la mais, Sônia, mas tem coisas demais para se aprender antes de começar a fazer um roteiro e um filme. O seu professor deveria ter ensinado a vocês pelo menos o básico, foi uma grande irresponsabilidade dele jogá-los no fogo assim. Eu espero que os livros pelo menos ajudem um pouquinho, se der tempo de lê-los.

      Um grande abraço, Sônia, estou torcendo para que vocês consigam aprender bastante com essa experiência (e que ela seja boa, no final das contas). Boa sorte e bom curta!
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 10/10/2010 @ 12:41


RSS feed for comments on this post.

%d blogueiros gostam disto: