Dicas de Roteiro

14/02/2010

Escrevendo Sci-Fi – Parte 2

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 15:42

Hoje temos a tradução livre do artigo de Alan Donahue para o site eHow, chamado Como Escrever um Roteiro de Sci-Fi:

Os filmes de ficção científica estão constantemente ganhando dinheiro nas bilheterias e alguns dos filmes mais lucrativos de todos os tempos tinham temas de ficção científica, como as duas trilogias de Guerra Nas Estrelas.  A computação gráfica tornou mais fácil a criação de filmes deste gênero, e escrever um roteiro de ficção científica poderia resultar numa produção cinematográfica e uma possível carreira como roteirista profissional. Antes que você comece a digitar um roteiro de sci-fi, há algumas coisinhas a serem levadas em conta acerca da história e do processo de escrita.

Instruções:

1- Estude os roteiros de ficção científica do passado. Esses roteiros lhe darão uma idéia do processo de escrita para o cinema, e a duração média de um filme de ficção científica. Os roteiros também irão exibir histórias e enredos que já foram utilizados. Você não quer ser rejeitado por considerarem o seu roteiro uma cópia de Matrix ou de Guerra Nas Estrelas.

2- Planeje completamente o seu roteiro. Quais elementos de ficção científica precisarão ser explicados na história? Você está criando galáxias diferentes, e, caso esteja, o que necessita ser descrito? Visualize o filme em sua cabeça. Você entende o enredo, mas os espectadores irão compreender a história que você está mostrando? Muitos enredos de ficção científica como Gattaca – Experiência Genética e Matrix podem ser difíceis de ser entendidos no começo, mas filmes como Alien – O Oitavo Passageiro e O Predador são mais diretos.

3- Focalize no desenvolvimento dos personagens. Muitos filmes de sci-fi apresentam um enredo excitante, mas falham no final das contas porque não se focaram o suficiente no desenvolvimento de seus personagens. Não importa quanta ação um filme apresente, o público não vai se importar com isso se não houver o crescimento do personagem. Incorpore os elementos de ficção científica ao enredo. Por exemplo, em Eu, Robô, o personagem principal tem muita desconfiança do comportamento dos robôs. Como o seu mundo e os seus elementos de ficção científica irão afetar os personagens?

4- Dê uma reviravolta no gênero. Escreva o inesperado. A ficção científica tem tantos clichês que um deles pode ser virado ao avesso para criar uma história atraente o suficiente para atrair o público aos cinemas.

5- Escolha um sub-gênero para acompanhar a ficção científica. Isto não significa que a sua história tenha de ficar presa nesses dois gêneros, mas irá ajudar a fazer a sua história a andar para frente. Por exemplo, você pode escrever um filme de sci-fi com elementos de terror, como em Planeta Vermelho; elementos de comédia como em De Volta Para o Futuro; ou elementos românticos como em The Astronaut.

6- Confira a lógica de sua história. Só porque é ficção científica não significa que você possa inventar coisas que não sejam cientificamente corretas. Se você quiser apresentar algo que não exista, simplesmente crie uma breve explicação científica ou cena que faça os espectadores acreditarem que aquela tecnologia possa ser inventada de fato.

7- Escreva com detalhes vívidos, mas não acrescente muita descrição porque o leitor irá se entediar facilmente. Use adjetivos mais sucintos para manter a história progredindo. Por exemplo, ao invés de descrever uma cidade futurista e toda a sua tecnologia, focalize nas poucas peças tecnológicas que terão impacto no enredo, como carros voadores ou teletransporte. Os outros detalhes são para o desenhista de sets preencher. Por exemplo, os mundo detalhados de O Quinto Elemento não estão completamente escritos no roteiro, apenas vagos detalhes. Mais tarde, a equipe de produção dará ao público uma visão mais clara de como a cidade futurista inteira deverá se parecer.

Dicas e Avisos:

Edite, edite, edite. Faça com que o seu roteiro seja o mais polido e conciso possível.

Fantasia de carnaval sexy, mas meio abafada, não acham?

E fica difícil roubar um beijinho da garota!

(A não ser que o indivíduo aprecie dentes pontudos)

Aqui vai um site para baixar uma grande quantidade de Roteiros de Ficção Científica (ainda não incluíram Avatar).

Baixe aqui os 29 Roteiros que concorrem aos maiores prêmios deste ano (inclusive Avatar).

Eu fico por aqui, boa festa carnavalesca para você hoje (ou bom descanso!), e inté!

Anúncios

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: