Dicas de Roteiro

13/02/2010

Abrindo portas com curtas – Parte 5

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:17

A tradução livre de hoje é de um artigo de Shannon Bennet para o site eHow, chamado Como Escrever Um Filme de Curta-Metragem. Vamos a ele:

Filmes Grandes Não Cabem Aqui

Os curtas são um ótimo modo de entrar no ramo cinematográfico. O mercado está crescendo, e os festivais estão em constantes necessidade de obras para as suas competições de curtas. Entretanto, fazer um curta é uma tarefa bem diferente da de fazer um longa. O que um filme de curta-metragem exige em termos de história? Continue lendo para descobrir.

Instruções:

1- Mais curto = Melhor

Você tem mais probabilidade de vender uma obra que dure 2 minutos e 23 segundos do que uma que dure 20 minutos e 23 segundos. O limite de tempo determinado por uma programa de curtas pode ser de, digamos, 30 minutos, mas apenas os filmes verdadeiramente excepcionais que durem tanto é que serão aceitos. Lembre-se, é muito mais fácil encaixar uma obra que esteja na pilha dos “talvez” se ela tomar apenas uns 5 minutos da programação. Você aumentará tremendamente a circulação de sua obra ao criar um curta que seja de fato… curto.

2- Mantenha-o simples

Adultério! Viagem no Tempo! Roubo de Jóias! Uma crescente crise de falta d’água!

Limite o seu curta. Exagerar com tanta informação em menos de 10 minutos irá provavelmente estressar os seus espectadores, ao invés de entretê-los. Escolher um tema ou detalhe de história e focalizar-se nele, jogando o excesso de lado, talvez seja o melhor modo de agir. Isto irá manter as coisas claras e precisas, e, no geral, muito mais fáceis de se acompanhar.

3- O ponto de largada

Uma vez que você tenha uma idéia, pense sobre onde você quer chegar com a sua história. Se você está escrevendo sobre Ted lidando com o fato de que atropelou o gato de seu vizinho, você deveria estabelecer isso desde o princípio? Começar do momento em que Ted atinge o gato, ou pegar da hora em que Ted dá uma pancadinha com a pá sobre o montinho de terra de uma sepultura improvisada?

Como você está escrevendo um curta, organizar a informação será importante para manter o espectador instigado e informado, e dará a você a capacidade de resolver a história com rapidez.

Centro de Curtas – Grande em Idéias!

4- Equilíbrio

Não gaste metade do filme apresentando os seus personagens, para então mostrá-los caindo na cama e os créditos começarem a rolar. Você quer que o seu curta tenha um padrão circular, já que tudo acontecerá rapidamente. Tente regular a mesma quantidade de situações para cada parte da história.

5- Evite dramas pesados

Desculpe, mas isso é algo que a maioria de nós simplesmente precisa aceitar. Não nos importaremos se Roger atirar acidentalmente em Celine se os conhecermos há apenas poucos minutos. O seu choro aflito de remorso pode ser maravilhosamente bem interpretado, mas a não ser que o público esteja envolvido, isso não irá causar muito mais do que um silêncio desconfortável. Obviamente deve haver escritores que sejam uma exceção a esta regra, mas quanto à maioria de nós, principiantes especialmente, devemos ficar longe de assuntos pesados.

6- Faça-o divertido de se assistir

Eu não estou me referindo a espetáculos pirotécnicos e atores obscenamente lindos; isto não é algo que você possa assegurar quando está escrevendo um roteiro. Você deveria criar cenas e momentos que garantirão uma gargalhada ou um susto barato. O tipo de coisas que as pessoas irão querer mostrar aos seus amigos mais tarde. Quando uma história é curta, é melhor ter um clímax como encerramento.

7- Mais Essência do que Estilo

Não escreva um roteiro que esteja centrado no fato de que você tem um super incrível iate como locação e precisa filmar alguma coisa lá. O espectador não vai ligar se estiver num iate, ou no espaço, ou de pé em frente a um afresco renascentista, se a história não for atraente.

Dicas e Avisos

A comédia é sempre a sua aposta mais segura, especialmente com um curta. Apesar de não precisar necessariamente ser uma comédia pastelão tipo Os Três Patetas, inserir aos poucos algumas piadas inteligentes irá aumentar as chances de você vender o seu filme.

Neste site, chamado Student Filmmakers, tem curtas feitos por estudantes de cinema, ou principiantes. É legal para aprender com os erros e acertos de quem também está começando.

Por hoje é só. Um bom dia carnavalesco para você e até amanhã!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: