Dicas de Roteiro

11/02/2010

Abrindo portas com curtas – Parte 4

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 16:28

O artigo de hoje chama-se Como Eu Escrevo Um Roteiro de Curta?, escrito por Jessica Ellis para o site Wisegeek:

Escrever um roteiro de filme de curta-metragem, também chamado simplesmente de curta, é um ótimo modo de novos roteiristas aprenderem sobre a estrutura, a técnica e os personagens de um filme. Roteiros de curta têm geralmente entre 5 a 30 páginas, e apresentam um elenco pequeno e poucas locações. Escrever um curta pode ser o seu primeiro passo para se fazer um filme que possa ser produzido e inscrito em festivais de cinema e competições.

Por causa do limite de tempo de um roteiro de curta, a maioria dos escritores escolhe focar em apenas uma idéia ou enredo. Sub-enredos podem levar muito tempo para serem desenvolvidos, e acabarem prejudicando o tema central do roteiro. Antes de começar, cogite escrever primeiramente o argumento, ou apenas escrever o enredo livremente para que você possa entender melhor o que está tentando dizer com a história. Quanto mais claramente você imaginar o tema, mais fácil será transferi-lo para o papel.

Antes de começar a escrever, tente ler alguns livros entre os muitos disponíveis sobre formatação de roteiro, roteiros de curtas e desenvolvimento de personagens. Isso pode lhe dar uma idéia de qual aparência o seu roteiro deveria ter no papel, e ajudá-lo a entender as técnicas cinematográficas deste gênero. Entretanto, tome cuidado para evitar a armadilha da procrastinação; muitos aspirantes a roteirista ficam tão envolvidos com a leitura de livros sobre como escrever roteiros que eles nunca têm tempo de realmente escrever um. Você também pode querer assistir a alguns curtas famosos. Muitos experts recomendam os curtas de animação da Pixar como excelentes exemplos do gênero.

Muitos roteiros de curta usam apenas uns poucos personagens centrais, apesar de que alguns extras possam ser necessários se você estiver incluindo uma cena em local público. Esses personagens principais não precisam necessariamente falar ou mesmo serem humanos. No estágio de escrita de um filme você só é limitado pela sua imaginação. Se você quer fazer um filme sobre a briga de um gato com uma galinha, então o gato e a galinha serão os seus personagens principais.

Filmes de longa-metragem são geralmente estruturados para seguirem uma linha de enredo coesa do princípio ao fim. Filmes de curta-metragem são mais fluidos, e o enredo costuma ser menos importante do que imagem, personagem e emoção. Muitos experts acreditam que um curta de sucesso é aquele que deixa no expectador uma impressão emocional forte e única. Tente focar no que você quer que as pessoas sintam após terem lido o roteiro, e busque esse sentimento o tanto quanto puder.

Uma vez que tenha terminado a primeira versão de seu roteiro de curta, mostre-o para os amigos, para a família ou para outros escritores com quem você se sinta confortável e pergunte a opinião deles. Peça que eles sejam brutalmente honestos pois, apesar de ser legal ouvir  alguém lhe dizer o quão bom você é, uma crítica construtiva e a reação honesta das pessoas ao seu roteiro são geralmente mais valiosas. Mesmo que não sejam sempre agradáveis de se ouvir, esses comentários podem ajudá-lo a fazer a sintonia fina de seu roteiro, e torná-lo um escritor melhor.

Se você está confiante de ter reescrito o roteiro da melhor forma possível, cogite mandá-lo para competições de curtas ou festivais. Muitos abastecem os vencedores com prêmios ou até dinheiro para a produção do curta. E mesmo que você não vença, os concursos muitas vezes oferecem o feedback dos jurados, que são profissionais da indústria de cinema. Esse feedback pode verdadeiramente ajudá-lo a ver os roteiros sob uma luz diferente, de um ponto de vista totalmente objetivo.

Alguns escritores preferem pular as competições e filmar os seus roteiros eles mesmos. O modo mais simples de fazer isto é conseguir uma câmera de vídeo e acossar os seus amigos bonzinhos e a sua família para interpretarem os papéis. Neste ponto você pode tentar ter o seu filme aceito por festivais, ou postá-lo num website ou num site de compartilhamento de vídeos como o YouTube.

O fator mais importante ao escrever um roteiro de curta é você acreditar na sua idéia. Pouquíssimos roteiristas conseguem ganhar a vida fazendo filmes, então esteja certo de escolher um assunto que você ame apaixonadamente. O formato de roteiro de curta é um veículo fluido que permite criatividade e inovação consideráveis. Apesar de ser importante entender as convenções cinematográficas, se você amar o que estiver escrevendo e pensar que poderia render um ótimo roteiro de curta-metragem, então não deixe nunca as regras de escritas ficarem no seu caminho.

P.S.: Isso em termos criativos. Roteiros de curtas, apesar de frequentemente exibirem começo, meio e fim definidos, não precisam necessariamente ser mini-roteiros completos de longa-metragem. Eles podem ser silenciosos, dependerem totalmente de dicas sonoras, serem sobre apenas um aposento ou uma pessoa, e geralmente permitem que você cometa mais erros do que você poderia num roteiro de longa-metragem. Como eles são mais baratos e mais fáceis de se produzir, não precisam se conformar aos padrões da indústria do que deva se constituir um “filme”. Na minha faculdade nós somos capazes de produzir facilmente filmes de curta-metragem de 10 a 15 minutos com um orçamento de 3.300 dólares, então basicamente qualquer pessoa com uma paixão e um cartão de crédito consegue se virar para financiar o seu próprio curta.

Em termos de formatação de roteiro, a gramática padrão e as regras de formato costumam permanecer as mesmas. O formato de um roteiro é um tipo de cartilha elementar dessa linguagem — enquanto ela for utilizada, as pessoas serão capazes de se focar no conteúdo e não se desconcentrarem com uma formatação arrojada ou diferente.

Filmes Grandes Não Cabem Aqui

Aí vai mais um site internacional legal para assistir curtas online: Very Short Movies

Amanhã continuaremos a analisar este assunto sob outro ponto de vista. Boa escrita para você hoje e inté!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: