Dicas de Roteiro

21/01/2010

Resoluções do Roteirista Para 2010 – Parte 2

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 11:55

Ontem falamos sobre o que NÃO fazer ao escrever em 2010. Agora falaremos sobre o que FAZER. O texto a seguir é a tradução/adaptação de um artigo de Julia McCutchen, editora de livros americana:

1- Identifique o que é realmente importante para você ao escrever. A gente vive numa correria danada todos os dias e facilmente esquece do que realmente importa para nós. Se você lembrar sempre do que é importante para você em sua escrita, seu tempo escrevendo então será mais valorizado e passará a ser uma prioridade. Isto significa que você irá completar seu trabalho e se sentir criativamente mais satisfeito no final das contas. Portanto comece este ano tirando um tempo para se reconectar com sua fonte de inspiração para escrever. Então escreva sobre isto em sua agenda ou diário para se lembrar sempre nos próximos meses.

2- Clareie sua visão. Agora é hora de afiar seu foco e ver para onde você está indo. Ter sua visão clara na mente irá inspirá-lo e motivá-lo a manter seu progresso. Um dos modos mais poderosos de trazer a sua visão à vida é criar o seu Quadro de Visão. Isto envolve fazer uma colagem das imagens que lhe representem como autor e o que você quer conquistar com sua escrita. Se você já fez um, coloque novas imagens que sejam apropriadas para este ano.

3-Limpe seu espaço exterior e interior. Quando se trata do ciclo criativo, o espaço é geralmente subestimado, mas é uma parte importante do processo. De fato, o espaço é a fonte de suas idéias mais inspiradas. Começando com seu espaço interior, eu recomendo que você limpe sua mente e periodicamente aproveite um descanso de pensar. Apesar disto parecer estranho para alguns, é um modo excepcionalmente bom de recarregar as suas baterias criativas. Desatravancar seu espaço exterior, especialmente onde você escreve, também tem um efeito imensamente benéfico na livre fluência de sua escrita. Então se você não faz uma limpeza a algum tempo, esta é a sua chance de fazê-lo.

4- Organize-se. Um dos desafios que muitos escritores enfrentam é manter eficientemente todos os seus escritos em ordem. A maioria das pessoas criativas acham que as idéias para um projeto podem aparecer a qualquer hora do dia (e da noite!). Muitos escritores experientes têm blocos de papel e canetas espalhadas pela casa toda, e nunca saem na rua sem um caderno à mão. Mas acabar com uma pilha de notas desorganizadas pode ser frustante e consumir muito tempo quando você não consegue encontrar o que está procurando. Se isto se aplica a você, compre algumas pastas de arquivo (as coloridas sempre tornam esta tarefa mais divertida) e dedique algumas horas para colocar as suas anotações em ordem.

5- Faça um plano. Para alguns escritores, planejar é algo fácil e natural. Para outros é uma tarefa ingrata que jamais é feita de jeito algum! Mas ter o tipo certo de plano para trabalhar pode na verdade liberar a sua criatividade ao invés de restringi-la. E certamente um planejamento apropriado é parte do processo de levar mais a sério a escrita de roteiros, o que o trabalho de roteirista profissional exige. Dependendo de onde você esteja na sua Jornada do Escritor, isto pode significar fazer um plano para completar o seu argumento, a sua primeira versão ou sua versão final após reescrever várias vezes. O que quer que se aplique à sua situação específica, um plano irá guiá-lo passo a passo em direção à sua visão.

6- Preste atenção às suas escolhas e decisões numa base diária. Escrever um roteiro envolve uma equilíbrio importante entre o quadro geral (a visão) e o detalhe (as palavras no papel). Todos os dias e a cada dia, o modo como você escolhe gastar seu tempo e decide quais são suas prioridades serão os momentos decisivos de sua jornada. O futuro é o resultado de quem nós somos no presente momento e as menores decisões diárias levam aos maiores resultados a longo prazo. Então escolha com consciência hoje e veja os efeitos positivos amanhã.

7- Aja! Claro que toda visualização e planejamento do mundo não irão lhe levar longe. No fim das contas, visão e ação andam de mãos dadas. Então evite ser seduzido por seu espaço para escrever belamente arrumado, com seu Quadro de Visão pendurado na parede, suas anotações maravilhosamente arquivadas e seus planos cuidadosamente definidos… e acabar ficando sem realmente escrever! Lembre-se para que tudo isto serve — para empurrá-lo alegremente e criativamente em direção ao sucesso como roteirista profissional — qualquer que seja o caminho que você escolheu para chegar lá.

Os resultados de seus esfoços precisam aparecer no papel e é aí que você saberá se está ou não no rumo certo para o seu sucesso como roteirista em 2010.

Boa escrita pra você e até amanhã!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: