Dicas de Roteiro

05/01/2010

Aprenda Digitação

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:15

Antigamente era fundamental que um escritor tivesse uma caligrafia bela e legível para poder mandar seus manuscritos para serem publicados. Após a invenção da máquina de escrever foi necessário que o escritor aprendesse datilografia. Hoje em dia é imprescindível que um escritor, principalmente o roteirista, aprenda digitação e saiba usar softwares de formatação. Sobre estes últimos falaremos em outra hora.

Se você tem computador e não quer perder seu tempo se despencando para um cursinho, faça o curso em casa mesmo, e o melhor, de graça! Eu aprendi digitação em casa em cerca de dois meses, praticando de uns 45 minutos a uma hora por dia (uns 5 dias por semana, pelo que lembro). Não é difícil. Em pouco tempo torna-se natural como andar de bicicleta ou dirigir carro, você faz inconscientemente (e sem olhar para o teclado ao escrever, claro!).

Abaixo vão alguns links de páginas com cursos grátis de digitação. Alguns são online, outros são programas para você baixar e tem também curso grátis que cobra apenas o certificado de conclusão (para quem quer colocar no currículo para procurar um emprego que exija digitação). Existem inúmeros outros, se não gostar de nenhum destes é só procurar mais no Google. Mas tente treinar num curso que ensine o teclado em português. Assim você já ficará familiarizado com o cê cedilha e todos os acentos que usamos.

http://www.digicurso.com/

http://bravacursos.com.br/curso-de-datilografia/

http://superdownloads.uol.com.br/windows/pessoal-lazer/treino-digitacao.html

http://asdf.com.br/

Tem muito catamilhógrafo profissional por aí que já se viciou em digitar errado e justifica sua forma estrombólica de escrever dizendo que é rápido e eficiente no teclado. Realmente, já vi escritores escrevendo na velocidade da luz com apenas dois dedos. Mas se eles escrevem nesta velocidade com os dois dedos, imagina qual velocidade eles não teriam com dez! Também existem aqueles escritores que usam os dez dedos de forma totalmente aleatória. Escrever com técnica de digitação não apenas lhe facilita, lhe dá velocidade, lhe evita de ficar com a cara no teclado para encontrar as teclas que você quer, como previne dores nos braços, nos punhos, nos dedos e nas costas. Com o tempo, com o passar dos anos escrevendo errado, há inclusive a possibilidade de você desenvolver uma LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Estes tipos de lesões são fáceis e comuns de se adquirir e terríveis (algumas vezes até impossíveis) de se curar.

Treinar digitação é um excelente investimento de seu tempo e esforço. O retorno valerá a pena. Eu agarantcho!!

Boa escrita, com muita leveza, facilidade e velocidade da luz pra você! E cuidado para não derreter o teclado, heim!! ;-D

Inté!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: