Dicas de Roteiro

19/12/2009

Os 7 Hábitos dos Autores de Sucesso em Potencial

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 13:29

Este texto humorístico é uma tradução livre de autoria da escritora, professora e coach de criatividade Christine Francis (FrancisWrites@aol.com):

Ao contrário do que você pode ter ouvido, não é tão difícil tornar-se um potencial escritor de sucesso. Não há segredo nenhum. Seguindo estes 7 fáceis passos estabelecidos por comprovados Autores de Sucesso em Potencial, você em breve irá aproveitar os benefícios da vida de um Autor de Sucesso em Potencial. Em pouquíssimo tempo você estará vadiando em casa vestido de pijama, olhando pela janela com uma xícara de café na mão, esperando que o telefone toque com uma chamada de um agente, editor ou produtor. Gostou? Continue lendo!

1- Seja Passivo

Nunca ajuste o despertador. Personagens e enredos podem aparecer para você em sonhos. O irritante som do alarme irá interromper suas visões. Tenha certeza de tirar sonecas extras para essas visitas da inspiração.

2- Não Tenha Nada Específico Em Mente

Não determine horas certas para trabalhar. Isso inibe os surtos de inspiração espontânea. Tenha a mente aberta para aquela grande idéia que vai lhe render horrores. Tente assistir TV, checar seu e-mail, ou surfar na Internet até que algo venha para você.

3- Mantenha Tudo Na Sua Cabeça

Botar idéias no papel ocupa tempo precioso que é melhor gasto em contemplação criativa. Espere que todas as suas idéias se encaixem no lugar certo antes de perder seu tempo sentando para escrever de fato.

4- Mantenha Baixas Expectativas

Lembre-se, há milhões de escritores lá fora. A maioria provavelmente é melhor que você. Sua melhor aposta é frequentar festas e cafeterias onde você terá uma chance de topar com um editor que irá se apaixonar por sua idéia e lhe pagará um gordo adiantamento por ela.

5- Procure Confundir

Planeje usar muitas palavras grandes para que todo mundo pense que você possui inteligência superior. Não organize suas idéias numa sequência coerente. Deixe que os editores decifrem-nas. Os leitores que entenderem suas idéias rápido demais podem pensar que sua escrita é superficial e perderem o interesse.

6- Poupe Sua Energia

Trabalhe em isolamento. Evite assistir aulas de escrita, ler livros sobre escrita ou entrar em workshops para melhorar sua técnica. Os outros alunos podem tentar roubar suas idéias. Ao invés disso, use esse tempo para decidir o que você irá vestir na sua noite de autógrafos.

7- Aponte seus lápis

Mesmo que você planeje usar um computador para escrever, nunca é demais ter umas poucas dúzias de lápis Número 2 à mão. Eles irão aumentar a aparência profissional de sua mesa e você parecerá impressionante na foto da orelha do seu livro.

Se você seguir estas dicas simples, e dedicar-se com afinco, você estará bem no seu caminho de se tornar um Autor de Sucesso Em Potencial — e permanecer assim por muitos e muitos anos!

Boa escrita!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: