Dicas de Roteiro

15/12/2009

Os 4 passos da criatividade

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 14:22

Apesar de ser uma das características humanas mais misteriosas, sabemos que a criatividade funciona por etapas previsíveis. Eis o passo a passo do nascimento de uma idéia:

1) Você quer ter uma idéia para um filme que fale sobre relacionamento entre sogra e nora. Você tem pouca ou nenhuma experiência no assunto. Então o primeiro passo é pesquisar. Você encherá o poço, como diz Julia Cameron, lendo tudo sobre esse assunto, entrevistando pessoas, assistindo filmes sobre isso. Descubra o máximo que puder.

2) Seu poço está cheio. Você acredita que já sabe mais do que o suficiente para escrever sua história. Agora é o momento de ter a idéia. Sente-se à mesa com papel e caneta em mãos. Nesse ponto é melhor fazer à mão, e não no computador. Escreva tudo o que lhe vier à mente. Não critique o que escreveu, essa parte virá mais tarde. Para ser criativo você deve deixar sua mente livre. Rabisque o papel, escreva bobagens, faça associações absurdas, desenhos, literalmente escreva tudo o que sua mente está sugerindo. Faça isso todo dia por no mínimo meia hora, até ter conseguido algo. Vamos supor que você conseguiu o começo e o meio de uma história que parece ser bem promissora, mas por mais que você tente não sai mais nada. Agora é a hora do passo 3.

3) Relaxe. Esqueça sobre o assunto. Passe uma semana sem pensar na história, e se ela surgir em sua mente, não se estresse. Agora quem está trabalhando por você é seu subconsciente. Ele está fazendo associações e procurando respostas dentro do cabedal de informações que você recolheu, viveu, testemunhou. Às vezes a resposta está numa experiência de infância que você nem mais lembrava direito. Mas o seu subconsciente sabe exatamente o que você precisa para terminar aquela história.

4) A idéia surgiu pronta, como num passe de mágica. Agora volte a escrever. Você tem condições de completar seu roteiro do modo mais satisfatório possível. Escreva e reescreva, a reescrita é quando seu senso crítico irá cortar fora tudo o que não deveria estar ali.

Digamos que você não conseguiu a idéia no passo 3. Volte para o passo 1. Eu já escrevi roteiros em que tive de repetir esse trajeto umas 3 vezes até estar satisfeita. E o irônico é que nosso subconsciente também nos ajuda no passo 1. Quando eu menos esperava surgia uma revista ou matéria de TV, ou um site que tinha exatamente a informação de que eu precisava para completar a minha idéia. E eu não estava nem procurando, quase caía no meu colo. Você pode estar andando na rua e decide fazer um caminho diferente do usual. Quando vê, está de frente a uma loja, ou livraria, ou banca de jornais, ou uma cena entre outros passantes, que irá ser a resposta que procurava. Não subestime seu subconsciente, ele pode lhe trazer surpresas impressionantes! Mas você também precisa fazer sua parte pesquisando, pensando e escrevendo para exercitá-lo.

Boas idéias e boa escrita!

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: