Dicas de Roteiro

04/05/2011

Como Escrever Um Roteiro – Um Guia de Roteirismo – Parte 2

Filed under: Roteiro — valeriaolivetti @ 12:35
Tags: ,

Olá! Alegre Aqui vai a segunda e última parte deste artigo do site Writers Store:

Monge escrevendo no computador

Roteiro de Especulação Versus Roteiro de Filmagem

Um "roteiro de especulação" significa literalmente que você está escrevendo um roteiro em especulação. Ou seja, ninguém está pagando para você escrever o roteiro. Você está escrevendo-o na esperança de vendê-lo para um comprador. Roteiros de especulação devem ater-se estritamente às regras estabelecidas do roteirismo.

Uma vez que o roteiro é adquirido, ele torna-se um roteiro de filmagem, também chamado de roteiro de produção. Esta é uma versão do roteiro criada para a produção do filme. Ela irá incluir instruções técnicas, como notas sobre a edição do filme, tomadas, cortes e afins. Todas as cenas são numeradas, e as revisões são marcadas com um código de cores. Isto é feito para que os assistentes de produção e o diretor possam, então, organizar a ordem em que as cenas serão filmadas para o uso mais eficiente do estúdio, do elenco, e dos recursos da locação.

Um roteiro de especulação NUNCA deve conter os elementos do roteiro de filmagem. O maior erro que qualquer roteirista novato pode fazer é apresentar um roteiro cheio de jargão de produção, incluindo ângulos de câmera e transições de edição. Pode ser muito difícil resistir a colocar este tipo de linguagem em seu roteiro. Afinal, esta é a sua história e você a vê de um jeito muito específico. Entretanto, fatos são fatos. Se você quer dirigir o seu roteiro, então tente seguir a rota do cineasta independente. Mas se você quer vender o seu roteiro, então atenha-se ao formato aceito dos roteiros de especulação.

Software de Formatação de Roteiro

Um software para escrever roteiros torna simples e direto o roteiro-padrão da indústria. Programas como o Final Draft e o Movie Magic Screenwriter colocam as suas palavras no formato apropriado de roteiro enquanto você digita, deixando você se concentrar em uma história bem contada ao invés de ocupar-se com margens e espaçamento.

Existe também um amplo espectro de softwares para argumentos e desenvolvimento disponíveis para ajudá-lo a juntar suas ideias antes de começar a escrever. Softwares populares de desenvolvimento de histórias incluem o Dramatica Pro, um guia passo-a-passo do processo de contar histórias, o Contour, um sistema de estruturação baseado nos personagens, e o Save the Cat!, um programa centrado nos próprios métodos comprovados do roteirista de sucesso Blake Snyder.

E se você quiser um programa que combine desenvolvimento de histórias e formatação? Confira o Movie Outline, um pacote de desenvolvimento tudo-em-um que utiliza a escaleta para construir a sua história, cena a cena, e o Montage, que inclui tanto o argumento quanto as funções de rastreamento de roteiros enviados.

Encadernação e Apresentação do Roteiro

Assim como para o formato de um roteiro, existem regras muito específicas para a encadernação e a apresentação de seu roteiro. A primeira página é a página do título, que também deve ser escrito em fonte Courier 12pt. Nada de gráficos, de figuras decorativas, apenas o título do seu roteiro, com o "escrito por" e o seu nome no centro da página. Na parte inferior esquerda ou no canto direito, digite as suas informações de contato. Na parte inferior esquerda ou no canto direito você pode botar uma notificação de Registrado, WGA ou de direitos autorais, embora isto geralmente não seja um requisito.

Modelo da Página do Título

Writers Store & Screenwriting Pro Sample Screenplay Final.fdx

Balões (de cima para baixo):

Título

O nome do seu roteiro, em fonte Courier 12pt.

“Por”

O nome do(s) autore(s).

Informações de Contato

Seu ou do seu agente. Inclua o endereço, o número de telefone e o email.

Abaixo está uma lista dos itens de que você precisa para preparar o seu roteiro para ser enviado:

Siga estas instruções para encadernar corretamente o seu roteiro:

  1. Imprima a página de título e o roteiro em papel bem branco, com três furos.
  2. Insira a página de título e o roteiro em uma capa de roteiro. A capa e a contracapa permanecem em branco. Elas estão lá apenas para proteger o seu roteiro. E lembre-se: imagens e texto em capas de roteiro dão a maior pinta de amadorismo.
  3. Insira dois prendedores de latão no primeiro e no terceiro furos. NÃO coloque um prendedor no buraco do meio.
  4. Vire o roteiro ao contrário e passe as anilhas de latão pelos braços dos prendedores. Abra os braços dos prendedores achatando-os contra o roteiro. Use um Martelinho de Encadernar Roteiros para garantir um ajuste firme, plano.
  5. Use os envelopes horizontais de roteiro com fecho auto-colante para enviar seus roteiros aos compradores.
Materiais Para Uma Maior Exploração

Agora que você entende o básico de roteiro, sem dúvida está pronto para continuar a sua exploração do ofício. Os livros listados abaixo são alguns dos guias favoritos de roteirismo da Writers Store.

The Screenwriter’s Bible: A Complete Guide to Writing, Formatting, and Selling Your Script [A Bíblia do Roteirista: Um Guia Completo Para Escrever, Formatar e Vender o Seu Roteiro]

Uma cartilha de roteirismo de primeira linha que oferece uma apresentação concisa dos conceitos básicos de roteiro, junto com cartas de consulta, planilhas úteis, listas de checagem, exemplos de cenas e muito mais.

From Script to Screen [Do Roteiro Para a Tela]

O que entra na confecção dos maiores filmes de Hollywood? Junte-se a Linda Seger e Edward Whetmore enquanto eles analisam roteiros recentes em sua viagem do roteiro para a tela.

Movie Sets 101: The Definitive Survivor’s Guide [Sets de Filmagem Para Principiantes: O Guia de Sobrevivência Definitivo]

De aprender a etiqueta apropriada a ser bem versado no que todo mundo faz, este livro vai conduzi-lo de novato a profissional em menos tempo do que imagina.

Save the Cat! [Salve o Gato!]

Este definitivo guia exclusivo revela os segredos que ninguém se atreve a admitir, contados por um veterano do showbiz que provou que você consegue vender o seu roteiro se puder Salvar o Gato.

Gato salvo

Boa escrita pra você hoje! Gato

12 Comentários

  1. Não sabia que existiam tantas exigências. Mas é bom cumprir, né? rsrs.

    Comentário por Reginaldo Lima — 04/05/2011 @ 21:56

    • Eu acho que aqui no Brasil o pessoal de cinema e TV não é tão caxias quanto a isso. Por exemplo, vejo muitas rubricas e direção de atores em roteiros brasileiros, pelo menos nos roteiros que são publicados (que na verdade seriam os roteiros de filmagem). Mas acho que mesmo os roteiros de especulação não são levados tanto a ponta de faca aqui. Mas concordo contigo, é sempre bom a gente fazer o melhor possível para se adaptar a este estilo profissional.

      Um abração, Reginaldo! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 05/05/2011 @ 10:09

  2. Ótimo artigo, Valeria… Esclareceu várias de minhas dúvidas…
    Você poderia colocar um botão de “Curtir” do facebook para compartilharmos com pessoas que nós seguem.
    Aqui esta uma matéria de como fazer.

    http://www.toprated.com.br/como-adicionar-o-botao-curtir-do-facebook-ao-seu-site

    Obrigado, Vilmar

    Comentário por Vilmar — 05/05/2011 @ 11:39

    • Oi, Vilmar!

      Obrigadão pela dica! Como eu não entendo quase nada de informática, pedi ao meu irmão pra fazer isso, só que ele disse que o botão “Curtir” propriamente dito não dá pra botar neste blog, porque ele é “.com” e isso só dá pra fazer no WordPress “.org”. Mas ele colocou outros botões, e ficou legal! Eu nem sei se esse do Facebook tá funcionando, porque eu não tenho página lá, mas essas novas funções deram uma renovada no blog, valeu mesmo! :D

      Um abração, Vilmar, adorei a dica! :mrgreen:
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 06/05/2011 @ 08:29

      • Olá, Valéria…

        Foi um prazer… Está funcionando normal… Já compartilhei este link com as pessoas que me seguem no facebook…

        Abraço, Vilmar

        Comentário por Vilmar — 06/05/2011 @ 08:40

        • Muito obrigada novamente, Vilmar! Agora já posso ficar tranquila quanto a isso. E obrigada de coração por compartilhar o blog com seus seguidores, me deixou super feliz!! :D :D :D
          Um abração! =D
          Valéria Olivetti

          Comentário por valeriaolivetti — 07/05/2011 @ 10:47

  3. (Ler o novo formato do blog no iPad ficou uma delícia, Valéria…rs.)

    Comentário por Cícero Soares — 06/05/2011 @ 12:50

    • Oi, Cícero! :D Como vai? :D

      Fala sério, esse iPad é uma tentação, um terror, eu perco a hora brincando com ele! Rsrs! Mas é maravilhoso pra ler, isso é verdade! E é legal também pra ler roteiros! Você conhece esse site? http://epubscript.blogspot.com/

      Eles estão sempre adicionando novos roteiros em epub pra ler no iPad, Kindle ou outro ebook reader. Vale conferir!

      Um abração, Cícero! =D
      Valéria Olivetti

      Comentário por valeriaolivetti — 07/05/2011 @ 10:44

      • Ah, sim, esse site conheço desde que o Gontijo começou, mas… Roteiros agora… necas. Vou tirar umas longas férias, um bom par de anos longe do babado…rs. (E é decisão irreversível, tá? É que pro bem da minha, digamos assim, felicidade.)

        Agora, hum, estou acessando agora, através do Mac e também através do iPad, o Dicas: sério, Valéria, tá bem diferentão. “Culpa” do seu irmão ou de algum plug-in automático do WordPress?

        Comentário por Cícero Soares — 07/05/2011 @ 17:41

        • Tirar dois anos sabáticos pro bem da sua felicidade é uma causa nobre, então ninguém pode dizer nada, não é mesmo? Eu tô torcendo por você, de qualquer jeito! =)

          Quanto ao blog, o WordPress costuma fazer atualizações automáticas para melhorar a visualização e o desempenho, inclusive para o iPad, mas o meu irmão também tem um Mac e não sentiu diferença nenhuma no blog. Estranho… A única coisa que ele mudou recentemente foram os botõezinhos de twitter, facebook, print etc., no final de cada post, fora isso tá tudo igual – o que você está achando diferente, especificamente? Agora fiquei curiosa! :mrgreen:

          Comentário por valeriaolivetti — 07/05/2011 @ 19:34

  4. Não, não, referia-me, quanto ao diferentão, à versão pro iPad. E vi que a “culpa” é do WordPress mesmo, que adapta automaticamente ao dispositivo. Mas possível é visualizar, se se quiser, a versão, hum, nomal também.

    Vou te mandar uma screenshot por email, tá? É da primeira “página”, pra você conferir. (À rigor, é da segunda, mas… Vá lá, vai matar um pouco a curisidade do mesmo jeito…rs.)

    Comentário por Cícero Soares — 08/05/2011 @ 01:03

    • Adorei os screenshots e a dica, Cícero! Agora vou caprichar mais nas imagens finais e ficar alerta quanto aos emoticons!

      Um beijo grande, e obrigadão!! :D :D
      Valéria Olivetti (nos comentários, pode, não pode? :mrgreen: )

      Comentário por valeriaolivetti — 08/05/2011 @ 09:40


Feed RSS para comentários sobre este post.

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.247 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: